Início > Informações Gerais




A Ordem dos Arquitectos é entidade formadora certificada, ao nível da qualidade dos seus serviços.

Neste sentido, os procedimentos e práticas no âmbito desta valência respeitam um referencial de qualidade específico para a formação, apresentado a todos os seus membros efetivos e outros destinatários através do Catálogo da Formação Certificada, em 5 áreas de formação e educação:

 

 

581 - Arquitectura e Urbanismo;
582 - Construção Civil e Engenharia Civil;
862 - Higiene e Segurança no Trabalho;
090 - Desenvolvimento Pessoal;
​380 - Direito.

Constituindo uma importante mais-valia e uma componente essencial da atividade global da instituição, a formação impõe-se como uma ferramenta de desenvolvimento em claro alinhamento entre as necessidades da sua população-alvo privilegiada – os Arquitectos e estagiários da Ordem dos Arquitectos e a oferta formativa disponibilizada. São, ainda, destinatários da atividade formativa da Ordem dos Arquitectos estudantes de arquitetura, engenheiros e engenheiros técnicos, população em geral tendo em vista a sua educação e sensibilização para os temas da arquitetura.

De forma a haver uma perfeita sintonia entre a formação organizada e disponibilizada anualmente e aquela que efetivamente é necessária, a Ordem dos Arquitectos apresentou em 2017 o Diagnóstico de Necessidades Formativas, com base numa análise que combina a auscultação de quatro níveis de levantamento de necessidades. Destaca-se o inquérito realizado a nível nacional, aos membros efetivos e membros extraordinários da Ordem dos Arquitectos pela via de um questionário de necessidades formativas online.

As ações de formação certificadas da Ordem dos Arquitectos estão organizadas em 3 grupos no âmbito da FORMAÇÃO CONTÍNUA:

- Formação Contínua de Iniciação/qualificação.
- Formação Contínua de Aperfeiçoamento.
- Formação Contínua de Especialização.

 

Cada uma das ações de formação dos 3 grupos encontra-se ainda dividido em dois níveis associados aos conhecimentos e competências prévias dos destinatários da formação, apresentando-se segundo uma das seguintes vertentes:

Nível 1

Destina-se a participantes em início do seu percurso profissional ou com poucos conhecimentos e competências na temática em desenvolvimento. Sem pré-requisitos associados.

Nível 2

Destina-se a participantes que já tenham alguns conhecimentos e competências na temática em desenvolvimento e procurem aprofundar o tema. Tem como pré-requisitos para a frequência da formação experiência profissional na área.

Para mais informações sobre os programas de formação, consulte as fichas individuais de cada curso de formação.

.

Consulte os nossos cursos de formação.