Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa

O CIALP é uma organização não-governamental registada como associação de direito privado sem fins lucrativos com sede em Lisboa (Portugal) e constituída pelas associações profissionais de arquitectos dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.

É parceiro institucional da União Internacional dos Arquitectos (UIA) e observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
 O CIALP tem como principal ambição a aproximação e a cooperação entre os seus membros assim como a promoção da arquitetura junto dos povos que falam português constituindo-se como plataforma para os 250 000 arquitectos de língua portuguesa ou seja cerca de 10% dos arquitectos em todo o mundo para um universo populacional superior a 250 milhões de pessoas dos Países e Territórios de Língua Portuguesa.
 São membros do CIALP a Ordem dos Arquitectos de Angola o Instituto de Arquitetos do Brasil a Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde a Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana) a Ordem dos Arquitectos da Guiné-Bissau a Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China) a Ordem dos Arquitectos e a Ordem dos Arquitectos de Portugal.
É ainda membro observador o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil.

Os órgãos sociais do CIALP são a Assembleia Geral o Conselho Diretivo e o Conselho Fiscal sendo os dois últimos eleitos em Assembleia Geral (dois delegados por País ou Território, em regra mandatados pela associação profissional respetiva) por um período de três anos.

 

Veja toda a informação do CIALP aqui.