Conselho de Arquitetos da Europa

O Conselho dos Arquitetos da Europa (ou CAE) é a organização representativa da profissão de arquiteto a nível europeu, sendo constituído pelas Ordens representativas dos Arquitetos dos Estados membros da União Europeia e tendo por missão a defesa da qualidade na arquitetura Europeia.

Criado em Treviso, Itália, em 1990, conta atualmente com 51 Organizações, entre órgãos reguladores e representativos profissionais de todos os Estados Membros da União Europeia (UE), Países em adesão, Reino Unido, Suíça e Noruega e, através deles, representa hoje os interesses de mais de meio milhão de arquitetos de 35 países da Europa, acompanhando, avaliando e apresentado soluções às políticas europeias desenvolvidas que tenham impacto a nível da prática da arquitetura e do ambiente construído, e em última análise promovendo a arquitetura como estratégia de inovação, levando a uma maior competitividade e rentabilidade.

Visite o site do CAE aqui.
Influenciar

Influenciar, através da advocacia, legislação e políticas da UE que tenham impacto nas nossas prioridades estratégicas;

Informar

Ser uma fonte influente e valiosa de informação oficial para a profissão arquitetónica na Europa;

Dar voz

Atuar como a voz unificada da profissão de arquiteto nas instituições europeias;

Representar

Ser um órgão representativo em rede eficaz para arquitetos e escritórios da UE;

Regular

Criar uma prática favorável e um ambiente regulatório para arquitetos e escritórios;

Promover

Demonstrar o papel dos arquitetos na criação de uma Europa verdadeiramente competitiva, enriquecedora e sustentável.

A Assembleia Geral

É constituída por uma delegação acreditada de cada membro com os seguintes objetivos: formular e adotar a política geral do CAE/ACE; rever e aprovar os procedimentos do Conselho Executivo; adota o orçamento e aprova as contas.

O Conselho Executivo

É composto pelo presidente, o vice-presidente, o tesoureiro, o Vice “Chairman” do comité financeiro, e o “Chairman” e Vice “Chairman” dos Comités Permanentes tendo como objetivos: Executar as políticas formuladas pela AG; Assegurar e monitorizar as atividades e a eficiência da Administração do CAE/ACE; Avaliar a contabilidade do CAE/ ACE; e Assegurar a eficiência do trabalho dos Comités. 

O Conselho Executivo reúne-se pelo menos seis vezes por ano.

Comités Permanentes

Os Comités Permanentes são constituídos por delegados representantes das organizações membros do CAE/ACE. O Conselho Executivo decide a constituição de Grupos de Trabalho dentro dos Comités, sendo estes Grupos de Trabalho designados por um tempo determinado e por um motivo específico. São os Comités que formulam a agenda de trabalho de cada GT, da mesma forma que monitorizam, avaliam os seus resultados e aprovam a sua submissão (ou não) à AG.

Existem, actualmente, 3 Comités Permanentes: o Comité Permanente para a Educação e Comunicações; o Comité Permanente para a Profissão e a Prática; e o Comité Financeiro.

 

Estão actualmente representadas no CAE organizações dos seguintes países: 

Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Suécia, Suíça, Reino Unido, República Checa.

Membros Observadores: Bulgária, Croácia, Turquia, Roménia.