Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa

Realizado entre 1955 e 1961, sob a tutela do então Sindicato Nacional dos Arquitetos, o Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa foi um levantamento sistemático da construção popular portuguesa, já então prestes a desaparecer, realizado de norte a sul do país.

Dividido por regiões geográficas coube a diferentes equipas de arquitectos o estudo de uma área delimitada num total de seis zonas (Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Estremadura, Alentejo e Algarve).

A profunda mutação do território português e da sua construção que se vinha sentindo desde então tornou o material recolhido um espólio de valor incalculável e único, de onde resultou a 1ª Edição do livro Arquitectura Popular em Portugal publicada em 1961, e depois reeditada em 1980, 1988 e 2004.

Este espólio encontra-se também disponível online, na plataforma OAPIX, em permanente crescimento e atualização, por forma a criar um banco de imagens digitais que assuma particular destaque enquanto forma de divulgação cultural para fins de investigação e educativos.

Consultar a plataforma OAPIX