Início > Portal dos Arquitetos

 

Sobre o Portal

 
O Portal dos Arquitetos tem como missão a prestação de serviços online.

Ativa desde 2015, esta plataforma dá resposta às exigências legais do Balcão Único decorrente da Lei 2/2013 de 10 de janeiro. No âmbito do plano de modernização dos serviços da OA, o novo Portal dos Arquitectos é agora disponibilizado ao público e aos arquitetos com imagem renovada e funcionalidades acrescidas.

Na área pública do Portal pode consultar a informação necessária à inscrição da Ordem dos Arquitectos (OA), bem como os vários enquadramentos de acesso à profissão de arquiteto em território nacional.

No Diretório de Arquitectos poderá de forma acessível consultar a informação de todos os Arquitetos e Arquitetas inscritos na OA. No Diretório de Sociedades estão disponíveis as informações públicas sobre as Sociedades registadas na OA.

É também no Portal dos Arquitectos que se pode confirmar a validação de documentos emitidos pela OA bem como confirmar a validação da cédula profissional.

Após registo, os Arquitetos, os Arquitetos Estagiários, Livres Prestadores de Serviços, Profissionais de outros Estados podem usufruir de diferentes serviços que a OA, através do Portal disponibiliza aos seus membros.

No seu PERFIL poderá consultar e atualizar os seus Dados Pessoais e de Registo no Portal.

Na área de SECRETARIA poderá solicitar a emissão de Declarações, bem como Certificações para o exercício dos atos próprios da profissão, seja em Portugal como no Estrangeiro. Poderá ainda preencher os Requerimentos próprios para alteração da situação de inscrição junto da OA.

Na área de TESOURARIA poderá consultar a sua conta corrente no que se refere à situação de quotização, bem como obter os dados de pagamento disponíveis.
Na área de FORMAÇÃO poderá consultar o Plano de Formação a decorrer da OA, inscrever-se online nos cursos disponíveis e efetuar o pagamento correspondente. Poderá ainda consultar as Formações que frequentou no último ano e obter os certificados de participação nas mesmas.

Na área de DOCUMENTOS poderá consultar e descarregar todos os documentos, sejam eles declarações e certidões geradas na área da secretaria, os Certificados das formações frequentadas, os recibos de quotas e outros, além das notificações enviadas.

No novo Portal dos Arquitectos está disponível o pedido de subscrição do novo SEGURO DE SAÚDE bem como da emissão e renovação da CÉDULA PROFISSIONAL.

Para os futuros Arquitetos, o Portal dos Arquitetos disponibiliza a INSCRIÇÃO online para Estágio Profissional no âmbito da inscrição na OA, bem como para Arquitetos de Outros Estados Membros da União Europeia, ou provenientes de outros países.

Durante o período de realização do Estágio Profissional, os Arquitetos Estagiários poderão, à semelhança dos membros efetivos da OA, consultar o PERFIL, área de SECRETARIA e FORMAÇÃO, com funcionalidades semelhantes às acima descritas.

Assente no plano de modernização dos serviços da OA aprovado pelo Conselho Diretivo Nacional, o novo Portal tem já em desenvolvimento novas funcionalidades no âmbito da monitorização da profissão, no âmbito da inscrição e registo de Sociedades, bem como no âmbito da Bolsa de Peritos.

Vamos [continuar] a construir o [nosso] futuro.
Para mais informações ou iniciar a sua sessão, clique aqui