desde

1863

A Ordem dos Arquitectos é a fiel depositária da longa história associativa dos arquitectos em Portugal. A primeira referência a uma agremiação portuguesa envolvendo arquitectos remonta a 1602, com a criação da Irmandade de São Lucas, associação religiosa de arquitectos e outras profissões artísticas.



 

Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses

Em 1863 é formalizada a primeira associação de arquitectos, a Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, por iniciativa do arquitecto da casa real, Joaquim Possidónio da Silva, logo designada por Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses.

Sociedade dos Arquitectos Portugueses

Com o início do século XX, a crescente consciencialização profissional origina, em 1902, a Sociedade dos Arquitectos Portugueses, que acompanharia o fim da monarquia e, sobretudo, a primeira república. É nesta altura que é criada a primeira delegação no norte, com sede no Porto. Adães Bermudes ou Miguel Ventura Terra são nomes que, entre outros, marcam este período associativo.

Sindicato Nacional dos Arquitectos

Com o Estado Novo, o Sindicato Nacional dos Arquitectos substitui, em 1933, a anterior sociedade. Durante este período realizar-se-á o 1º Congresso Nacional de Arquitectura em 1948, cujas teses questionam a tutela do Estado Novo e originam outra forma de pensar a profissão de arquitecto e a própria arquitectura. Porfírio Pardal Monteiro e Francisco Keil do Amaral marcam profundamente este período associativo, respectivamente antes e depois do Congresso de 48.

Associação dos Arquitectos Portugueses

Após o 25 de Abril de 1974, o sindicato transforma-se na Associação dos Arquitetos Portugueses em 1978, aprofundando a matriz ética, cívica e crítica do Congresso de 48 que, de algum modo, antecipou a afirmação da democracia em Portugal. Dez anos depois, em 1988, a AAP transforma-se em associação pública, de acordo com a deliberação do 4º Congresso de 1986 realizado na cidade do Porto, assumindo a representação exclusiva dos arquitetos em Portugal.

 

Ordem dos Arquitectos

Em 1998, os membros da AAP homologam o novo projeto associativo que dá origem à criação Ordem dos Arquitectos, com a publicação do respetivo Estatuto em anexo ao Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho, passando a OA não só a representar todos os arquitetos como, também, a regular o respetivo exercício profissional. A este novo papel associativo não será estranho a crescente afirmação e implantação dos arquitetos na sociedade portuguesa, assim como a nova realidade portuguesa decorrente da integração europeia.

 

 

Para mais informações sobre a história da Ordem dos Arquitectos consulte o livro Arquitetos Portugueses: 90 anos de vida associativa 1863-1959, da autoria de Ana Isabel de Melo Ribeiro e editado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, disponível nos acervos das Bibliotecas da Ordem dos Arquitectos.