Início > Provedor




Provedor da Arquitetura

O Mandato do Provedor Carlos Abrantes cessou no dia 09 de outubro de 2023, pelo que as sugestões queixas ou reclamações deverão ser encaminhadas para presidencia@ordemdosarquitectos.org até que seja empossado novo Provedor.

O Provedor da Arquitetura tem estatuto independente dos órgãos sociais da OA. Incumbe-lhe promover o direito dos cidadãos à Arquitetura entendida como um bem de interesse público e zelar pela função social dignidade e prestígio da função de arquiteto. 

O Provedor da Arquitetura recebe observações sugestões e/ou reclamações de cidadãos de arquitetos e de entidades terceiras com vista ao seu esclarecimento encaminhamento mediação de eventuais conflitos ou emissão de pareceres e recomendações.  Para mais informações consulte o Regulamento do Provedor da Arquitetura.

Para mais informações, consulte o Regulamento do Provedor da Arquitetura.

Arquiteto Carlos Abrantes

Nos termos do Estatuto da Ordem dos Arquitectos (cfr. n.º 1 do Artigo 32.º) compete-lhe defender os interesses dos destinatários dos serviços profissionais prestados pelos membros da Ordem no que se refere ao seu direito à Arquitetura e à defesa e promoção da Arquitetura entendida como um bem de interesse público. 

 

Num momento de exigentes desafios externos fruto da pandémica crise económica e social em que os arquitetos devem fazer parte da solução e de desafios internos igualmente exigentes o CDN entendeu a importância e a adequação da nomeação de um colega que ao serviço dos cidadãos tenha a capacidade de perspetivar a prática profissional dos arquitetos o interesse público da Arquitetura e as estruturas e o funcionamento da Ordem dos Arquitectos de forma integrada. 

 

Considerando a complexa e profunda reestruturação em curso o CDN reconheceu a pertinência de indicar um arquiteto com uma sólida experiência profissional e que durante quase 20 anos dedicou a sua vida profissional à Ordem dos Arquitectos e conhece bem a instituição. 

 

Nas competências que lhe estão acometidas de ouvir aconselhar e esclarecer os cidadãos na relação com a defesa e o direito à Arquitetura o CDN valorizou também a relação que o Provedor pode manter com os órgãos nacionais e regionais outras estruturas e serviços na demanda das soluções mais adequadas à tutela dos legítimos interesses dos cidadãos e no aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos arquitetos e pela Ordem dos Arquitectos. 

 

Carlos Abrantes exerceu a profissão em atelier foi responsável pelo Sector de Arquitetura do GAT de Abrantes (Ministério da Administração Interna) técnico do Grupo de Apoio à Instalação dos Serviços Municipais de Habitação (Ministério da Habitação e Obras Públicas) consultor técnico do Fundo do Fomento da Habitação adjunto do Gabinete do Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo e desempenhou funções de coordenação no CDN enquanto estruturou o Serviço de Concursos do CDN transitando em 1998 em razão da promulgação do Estatuto de Ordem e da transferência deste serviço para a então Secção Regional do Sul.

ESCREVA AO PROVEDOR

O Provedor da Arquitetura propõe a utilização dos formulários que se disponibilizam abaixo para efeitos de apresentação de queixa ou de sugestão.  Mais importante que a adoção dos formulários que não é obrigatória o Provedor da Arquitetura considera necessário que a informação que os interessados lhe queiram endereçar faça referência a todos os elementos solicitados nos modelos. 

 

O Provedor da Arquitetura pode ser contactado através do e-mail 
provedor@ordemdosarquitectos.org

Síntese de janeiro a junho 2022

28.09.2022
O Provedor da Arquitetura, Carlos Abrantes, deu conhecimento à Senhora Provedora de Justiça, Prof.ª Dr.ª Maria Lúcia Amaral, da atividade que desenvolveu no primeiro semestre de 2022, no cumprimento do n.º 2 do Artigo 9.º (Dever de cooperação) do Regulamento do Provedor da Arquitetura.

Com o mesmo propósito de promover um correto exercício profissional dos arquitetos, o Provedor da Arquitetura pretende também manter os membros informados de Queixas, Participações e Recomendações apresentadas.

Conheça, abaixo, a atividade do Provedor.