Início > Acervo Nacional da OA




Acervo Nacional da OA

O acervo nacional da OA é constituído pelo valioso fundo documental cuja origem reporta à Biblioteca da Sociedade dos Arquitectos Portugueses.

Fundada em 1904 e organizada pelo seu primeiro bibliotecário, o arquiteto João Lino de Carvalho, a 31 de Dezembro de 1904 a Biblioteca da Sociedade possuía 55 obras, que logo passariam a 220 no primeiro semestre de 1905, graças a doações de sócios organismos oficiais e associações congéneres.

De entre os ofertantes contam-se os nomes de Alfredo d’Ascensão Machado Francisco Carlos Parente Sousa Viterbo Filipe Nery e Ricardo Jorge. 



Conteúdos do acervo nacional 

O acervo nacional da OA inclui livros periódicos e outros documentos que testemunham grande parte da vida associativa dos arquitetos portugueses nos últimos cem anos bem como heranças doações e/ou legados de diversos espólios.


Entre estes destacam-se os espólios bibliográficos dos arquitetos Adelino Nunes António Pires Lisboa Serrano David Ferreira de Oliveira Lopes Fausto Mendes Caiado Francisco Carlos Parente João Piloto Norberto Campos e Nuno Teotónio Pereira.