Colégio de Arquitectos Urbanistas
O Colégio dos Arquitetos Urbanistas (CAU), foi criado em 2004 (originalmente designado como CEU — Colégio da Especialidade de Urbanismo) e implementado em 2008.
Com uma comissão instaladora constituída pelos arquitetos Jorge Bonito Santos, Nuno Portas e João Cabral, a primeira Assembleia Geral Eleitoral para a eleição dos órgãos sociais do CAU — Mesa da Assembleia e Comissão Executiva — teve lugar a 19 de Dezembro de 2012, tendo posteriormente, a 10 de Janeiro de 2013, tomado posse:
Mesa da Assembleia - Nuno Portas (Presidente), Leonor Cintra Gomes (Vice-Presidente) e Eduardo Gonçalves Rodrigues (Secretário).
Comissão Executiva - Jorge Bonito Santos (Coordenador, nomeado pelo CDN) e os secretários Manuel Fernandes de Sá (nomeado pelo Conselho Directivo Regional do Norte), Rolando Borges Martins (nomeado pelo Conselho Directivo Regional do Sul), Francisco Serdoura, Walter Rossa, João Guimarães e Ana Queiróz do Vale.
Com a entrada em vigor do novo Estatuto da Ordem dos Arquitectos, pela Lei nº 12/2024, de 19 de janeiro, os Colégios passam a ser definidos como Colégios de Especialidade, sendo assim necessário alterar os respetivos Regulamentos. A sua composição, as competências e o modo de funcionamento, caso se decida pela formalização dos Colégios com este novo enquadramento estatutário, devem ser definidos em regulamento aprovado pela Assembleia Geral, mediante proposta do Conselho Diretivo Nacional e parecer vinculativo do Conselho de Supervisão. Após as eleições deste novo órgão da OA (Conselho de Supervisão) e a sua entrada em funcionamento, haverá condições para desenvolver os procedimentos conducentes a uma deliberação sobre a constituição dos Colégios de Especialidade.