Início > União Internacional dos Arquitectos




União Internacional dos Arquitectos

A União Internacional dos Arquitectos, ou UIA, é uma oganização internacional de arquitetura, com organizações representativas de 100 países de todo o mundo.

Criada a 28 de junho de 1948 em Lausanne na Suíça após a união entre o Comité Permanente Internacional dos Arquitetos e da Reunião Internacional dos Arquitetos, a UIA está sedeada é a única organização de arquitetos reconhecida pelas Nações Unidas UNESCO a Organização Mundial da Saúde bem como pela Organização Mundial de Comércio e, através dos seus membros, representa territórios agrupados geograficamente por cinco regiões:

 

Região I: Europa Ocidental

Região II: Europa Central e Oriental e Médio Oriente 

Região III: Américas

Região IV: Ásia e Oceânia

Região V: África

 

Os órgãos sociais da UIA são:

A Assembleia Geral: o órgão superior da UIA composto por delegados das Seções de Membros da UIA além dos membros do Conselho.

Conselho: o Conselho é responsável por gerir os assuntos da UIA. É composto por 4 membros eleitos de cada uma das cinco regiões da UIA além dos membros do Bureau.

Conselho Executivo: composto pelo Presidente o Ex-Presidente o Secretário-Geral o Tesoureiro e um Vice-Presidente de cada Região

 

Veja toda a informação da UIA aqui.