Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal

O Inquérito à Arquitetura do Século XX em Portugal — IAPXX é uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos que tem como objetivo registar em base de dados digital um levantamento do património arquitetónico construído em Portugal durante o século XX, tornando-o matéria acessível ao público em geral.

Iniciativa conjunta da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Fundació Mies van der Rohe e o Instituto das Artes cofinanciada pelo Interreg III - SUDOE, o IAPXX foi inspirado no Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa que se realizou entre 1955 e 1961 sob a tutela do então Sindicato Nacional dos Arquitetos.

Com este levantamento a Ordem dos Arquitectos procura criar mecanismos que permitam à sociedade portuguesa conhecer de modo informado e sustentado a nossa arquitetura novecentista com a finalidade de por um lado ajudar a traçar estratégias de salvaguarda dessa memória mais recente e por outro conduzir ao aprofundamento do significado da nossa cultura arquitetónica atual.

Sendo um projeto desenvolvido à escala do território nacional o IAPXX assentou em critérios de representatividade cronológica estilística regional ou tipológica sem ignorar alguma valoração da “qualidade arquitetónica”.

visitar website