Início > Porquê um Arquiteto




Olhe à sua volta

AINDA ACHA QUE NÃO
PRECISA DE UM ARQUITETO?

Esta é uma pergunta com a qual 
nos confrontamos constantemente.
Uma pergunta para a qual existem várias respostas, tão diversas quanto 
os contextos e desafios, mas todas elas contendo em si um ponto comum:
um arquiteto é um especialista em criar espaços — e, portanto, vidas — melhores.

 

Ver campanha

O trabalho de um arquiteto é antes de tudo o mais elaborar estudos e projetos relacionados com as edificações procurando de forma criativa as soluções mais adequadas às necessidades que lhe são comunicadas. Trabalha assim no sentido de proporcionar uma maior qualidade de vida ajudando a tomar decisões explorando todos os cenários possíveis e encontrando as soluções que melhor se adaptam às necessidades. É o único profissional habilitado para fazer projetos de arquitetura ajudando a rentabilizar e otimizar investimentos no sentido em que um edifício bem concebido e energeticamente eficiente significa poupança nos custos de construção e manutenção. Seja um edifício ou um conjunto seja a construção de uma casa ou a remodelação de edifícios existentes a expansão de um escritório ou simplesmente a adaptação de uma pequena estrutura existente a participação de um arquiteto constituirá sempre uma mais-valia para a obtenção de um resultado satisfatório e na valorização do investimento imóvel ou património numa perspetiva estética técnica e de inovação.


Além disso o arquiteto tem também o dever de garantir a conformidade da intervenção a realizar com a legislação aplicável tendo mesmo na generalidade das situações de apresentar um termo de responsabilidade acompanhando os projetos por si elaborados no qual ele assume todas as responsabilidades legais e regulamentares aplicáveis designadamente as normas técnicas gerais e específicas de construção os instrumentos de gestão territorial o alvará de loteamento ou a informação prévia quando aplicáveis.

Os exemplos as Perguntas Frequentes e Glossário que se seguem pretendem ser um guia orientador que nos leva passo a passo pela experiência de encontrar trabalhar e conhecer a obra de arquitetos. Numa linguagem descomplicada e acessível que pretende simplificar procedimentos e facilitar a ligação com os profissionais aqui encontrará todas as informações fundamentais que ajudam a estabelecer uma relação esclarecida com um arquiteto desde o momento da seleção até ao final da obra: que perguntas fazer que tipo de contrato estabelecer como definir honorários ou quais as obrigações das partes. E lembre-se: quanto mais cedo o arquiteto for envolvido no processo maior será a sua capacidade de atuação.