Início > Relações Internacionais

 

Relações Internacionais

 

O departamento de Relações Internacionais da Ordem dos Arquitectos tem na sua génese, a missão de promover no exterior a Arquitetura qualificada criada em Portugal e trazer até junto dos nossos associados os melhores projetos e práticas de Arquitetura que se desenvolvem num mundo globalizado.

É ainda pretensão da Ordem dos Arquitectos ser um elemento ativo e empenhado nos fóruns de decisão internacional que marcam as grandes orientações da arquitetura. Desta forma, o desenvolvimento e aprofundamento de relações com instituições congéneres, mas também com organizações internacionais e regionais, têm como objetivo fundamental o crescimento qualitativo da classe profissional.

Atualmente, os arquitetos portugueses, através da Ordem do Arquitectos, encontram-se representados nas seguintes organizações:

União Internacional dos Arquitetos (UIA)
Conselho dos Arquitetos da Europa (CAE)
União dos Arquitetos do Mediterrâneo (UMAR)
Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP)
Fórum Europeu para as Políticas de Arquitetura (FEPA)
DOCOMOMO Ibérico

Numa outra esfera institucional, a Ordem dos Arquitectos também mantém relações com a UNESCO ou ainda estreitas relações bilaterais com algumas das suas congéneres como sejam: o Conselho Superior dos Colégios dos Arquitetos Espanhóis (CSCAE) ou ainda o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB).

Com cada uma destas organizações, bilateral ou multilateralmente, a Ordem dos Arquitectos tem vindo a participar de forma crescente e eficaz, procurando debater, analisar e propondo resoluções que passam por questões que vão desde a formação, à prática, à concorrência ou a educação para Arquitetura.