Início > Biblioteca Lisboa




Biblioteca Keil do Amaral

Lamentando qualquer incómodo, informamos que, excecionalmente, a Biblioteca estará encerrada no dia 26 de abril.
 
A Biblioteca da Ordem dos Arquitectos na Sede de Lisboa gerida pela Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo dispõe de obras nacionais e estrangeiras composta por monografias documentos de suporte não livro e de publicações periódicas.

Trata-se de uma coleção especializada na área da Arquitetura em permanente atualização que inclui edições especiais e edições raras. 

A Biblioteca constitui um importante centro de recursos em conhecimento vocacionada para apoiar as atividades de investigação dos Membros da Ordem dos Arquitectos dos estudantes de Arquitetura e da comunidade científica disponibilizando para tal um fundo documental superior a 30.000 documentos.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta das 10h00 às 13h00 (temporariamente), exceto feriados e tolerâncias de ponto que possam ser concedidas. A Biblioteca dispõe de acesso a wi-fi.

 

A Biblioteca utiliza o software de Gestão de Bibliotecas Koha acessível online 24 horas / dia via Open Public Acess Catalogue no endereço http://catalogo.biblioteca.oasrs.org/

O catálogo bibliográfico tem atualização diária e nele se podem pesquisar autores títulos de livros títulos de periódicos assuntos projetos de arquitetura e artigos incluídos em publicações periódicas e em livros.

Todos os utilizadores têm acesso livre aos fundos documentais existentes na Sala de Leitura para leitura presencial estando as publicações dispostas segundo uma Tabela de Classificação específica.

Por imperiosas razões de preservação salvaguarda e conservação dos documentos que constituem o património bibliográfico da Ordem dos Arquitectos ou devido a imposições de ordem legal poderão verificar-se restrições no acesso ou mesmo inibição à consulta de documentos que integrem fundos / coleções especiais do acervo. 

As obras em depósito (cotas DP) e as coleções de Reservados (cotas RES) deverão ser solicitadas para leitura via e-mail para o endereço lvt.biblioteca@ordemdosarquitectos.org.

Disponibiliza em formato PDF livros periódicos recortes de imprensa boletins bibliográficos e Dossiers Temáticos contendo centenas de textos integrais de autor publicados ao longo do séc. XX. Disponível aqui.

Elaborámos uma listagem que localiza os espólios de Arquitetos ao cuidado de diversos organismos com links para as suas páginas. Disponível aqui.

Serviço exclusivo a Membros da O.A e a leitores registados. Encontra-se disponível na Sala de Leitura uma fotocopiadora | scanner que funciona em regime de self-service. A fotocópia ou digitalização de materiais rege-se pelas regras instituídas no Código do Direito de Autor em vigor (ver poster junto à fotocopiadora). Teses e Dissertações encontram-se protegidas ao abrigo da legislação de copyright devendo ser requerida a autorização escrita dos autores para efeito de reprodução de excertos. Por questões de conservação e preservação de documentos históricos e materiais frágeis está interdita a fotocópia de materiais pertencentes às Coleções Bibliográficas doadas por Arquitetos e Reservados.

Poderão os Membros da Ordem dos Arquitectos em efetividade de direitos solicitar o empréstimo domiciliário de publicações conforme estabelecido no Regulamento de Empréstimo.

Efetuado em regime de reciprocidade este serviço possibilita que outras instituições possam beneficiar dos recursos existentes na Biblioteca da O.A. Descarregar formulário próprio aqui

A Biblioteca está acessível aos Membros da Ordem dos Arquitectos a estudantes de Arquitetura e a investigadores credenciados. O acesso às estantes é livre mas as obras a devolver deverão ser deixadas no carrinho de livros não sendo permitida sua arrumação. Os leitores são responsáveis pelas obras que consultam. Não deverão ser transportadas publicações para fora do espaço da Biblioteca nem ser praticados atos lesivos da boa conservação das mesmas. Não são dadas à consulta nem passíveis de reprodução as obras em avançado estado de deterioração salvo autorização especial.

Não é permitido fumar comer e beber dentro da Biblioteca. Sendo a Biblioteca um local de estudo e leitura pede-se a colaboração dos leitores no sentido de preservar o silêncio desligando o som de telemóveis e computadores pessoais. Assim como atender às informações dos técnicos no que diga respeito ao funcionamento e à consulta das publicações. A OA não se responsabiliza por eventuais danos que possam vir a ocorrer nos equipamentos pessoais durante a sua ligação às redes elétrica e de dados assim como pelo desaparecimento de bens pessoais dos utilizadores.