Início > Prémios > Prémio Fernando Távora

Prémio Fernando Távora

Desde 2005, a Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN) promove anualmente o Prémio Fernando Távora, em memória da figura que influenciou gerações sucessivas de profissionais pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo. O Prémio resulta na atribuição de uma bolsa de viagem e é aberto a todos os inscritos na Ordem dos Arquitectos.

Desde estudante e durante toda a sua vida, Fernando Távora viajou incessantemente para estudar no terreno a arquitetura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a, desde 1958 até 2000, como conteúdo e método da sua atividade pedagógica. As suas aulas e a sua prática projetual consolidaram, em sucessivas gerações, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da História e da Cultura são indispensáveis para a produção da Arquitetura Contemporânea.

Simultaneamente, é a própria prática da arquitetura que hoje se desenrola cada vez mais no palco mundial, transcendendo largamente os contextos locais. Arquitetos de todo o mundo contribuem com propostas para outros países, outras culturas, e nesta realidade global, de intensas trocas de experiências, é importante preparar os arquitetos através de experiências reais de confronto ‘in loco’.

Cumprir-se-á, assim, uma das heranças do arquiteto portuense: a extraordinária capacidade de investigar sobre o sentido das coisas, as suas raízes, a grande curiosidade pelo outro, ancorada numa forte ligação ao seu contexto de origem, na defesa da dignidade do Homem e respeitador das suas diferenças. O Prémio Fernando Távora destina-se por isso a perpetuar a memória do arquiteto, valorizando a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquiteto.

Na 19ª edição, a bolsa de viagem tem um valor de € 6.000,00, e o júri do Prémio é constituído pelo ator e encenador Ricardo Pais, pela Arqª Andrea Soutinho (indicada pela Fundação Instituto Marques da Silva), pela Arqª Ana Vieira (indicada pela Casa da Arquitectura) e pela Arqª Susana Ventura (em representação da OASRN) e, também, pela Drª Maria José Távora (designada pela família do Arquiteto Fernando Távora).

Consulte o regulamento aqui.

 

Organização
Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN)

Parceiros
Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Fundação Marques da Silva.

Patrocínio
Ageas

Calendarização
Lançamento da 19ª edição | 03 de Abril de 2023
Data limite de entrega das candidaturas | 07 de Agosto de 2023
Anúncio do Vencedor da 19ª edição | 02 de Outubro de 2023
Entrega do Diário de Viagem da 19ª edição | Dez dias úteis antes da Conferência do Vencedor da 19ª edição | 24 de Março de 2025
Conferência do Vencedor da 19ª edição e lançamento da 20ª edição | 07 de Abril de 2025

 

Para questões e mais informações, enviar email para: norte.cultura@ordemdosarquitectos.org