Início > Prémios > Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo

Prémio de Arquitetura da Madeira e Porto Santo

Terminou a 31 agosto

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos instituiu o "Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo", de periodicidade anual, que tem como objectivo distinguir e valorizar o que de melhor se produz na Região Autónoma da Madeira, quer na construção de obra nova, quer na intervenção em edifícios existentes, como sejam obras de remodelação e ampliação.

Uma das responsabilidades da Ordem dos Arquitectos é a promoção e divulgação da Arquitetura. A distinção e valorização do que melhor se produz na Região na construção de obra nova, deve ser um estímulo e o justo reconhecimento da contribuição que os Arquitetos fazem para edificação de um património de qualidade, que honre a Região e nos deixe orgulhosos naquilo que deixaremos às próximas gerações. O Prémio visa distinguir as obras que contribuam para a criação e salvaguarda de um património arquitetónico e paisagístico de qualidade e, consequentemente, também para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. E premiar obras que sejam exemplos de qualidade arquitetónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários, e de sustentabilidade da construção, de eficiência energética e de valores ambientais.

O Prémio vai alternar, em cada ano, duas categorias: Obra Nova, nos anos ímpares, e Obra de Requalificação, nos anos pares. Inicia-se em 2021, ou seja, com a categoria de Obra Nova.

Na sequência da instituição do Prémio, a Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos assinou um protocolo de cooperação com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, que prevê condições de cooperação entre as duas instituições para implementar o galardão.

 

Periocidade e categorias

Anos ímpares: Obra nova

Anos pares: Obra de requalificação

  

Prémio

€ 2.500,00 atribuído ao autor/es do projeto de arquitectura

  

Elegibilidade

- Podem ser candidatas todas as obras, públicas ou privadas, construídas nas ilhas da Madeira ou Porto Santo, cujo “Auto de Recepção Provisórias da Obra” foi validado até ao final do quadriénio anterior ao ano da atribuição do prémio

- Podem candidatar-se obras cujos Arquitectos, nacionais ou estrangeiros, estejam, inscritos, ou estiveram no ano em que a obra foi entregue ao Dono de Obra, nas respectivas organizações profissionais

  

Critérios de avaliação

Obra Nova

a)Qualidade estética e coerência global da obra

b)Qualidade funcional

c)Integração e articulação da proposta com a envolvente

d)Qualidade construtiva e sustentabilidade

 

Obra de requalificação

a)Qualidade estética e coerência global da obra

b)Qualidade funcional

c)Integração e articulação da proposta com a envolvente

d)Qualidade construtiva e sustentabilidade

e)Relação entre pré-existências e a remodelação ou/e ampliação

 

Júri

- Um arquitecto representante do Governo Regional da Madeira

- Um arquitecto representante da Ordem dos Arquitectos

- Um arquitecto representante da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira

- Um arquitecto a escolher pelos três membros do Júri

 

3ª Edição — 2023 

As candidaturas para o Prémio de 2023 serão para a categoria de Obra Nova, e poderão dar entrada via email para madeira.geral@ordemdosarquitectos.org até às 17h de 31 de Agosto, instruídas conforme regulamento, para obras com o auto de receção, autorização de utilização ou documento equivalente, que assegure a conclusão e utilização da obra, validado entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. O Prémio e as Menções Honrosas serão divulgados em setembro e entregues em Outubro durante as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura.

Será montada uma exposição com exibição dos painéis da obra premiada, das menções honrosas e uma seleção dos restantes trabalhos.

A Arquitectura expressa a identidade, a história, a cultura de um país, de uma região ou de um lugar, mas também deve ser entendida como um recurso e um valor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Madeira e do Porto Santo.

   

 

 

Consulte aqui o regulamento