Início > Notícias > Protocolo de Cooperação com o Município de Tondela

22 abril 25 Centro

Protocolo de Cooperação com o Município de Tondela

Créditos: Câmara Municipal de Tondela

Protocolo Institucional

No dia 17 de abril, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos celebrou um protocolo de cooperação com o Município de Tondela que visa a promoção de ações de mútuo interesse nas áreas da cultura, do exercício da profissão, da formação e da encomenda.

A assinatura do protocolo decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença de Carla Antunes Borges, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitectos, e Florindo Belo Marques, Presidente do Conselho Diretivo Regional Centro da Ordem dos Arquitectos.

O protocolo celebrado estabelece compromissos de cooperação em várias áreas.

Na cultura, estão previstas iniciativas que visem aumentar a visibilidade da arquitetura e a divulgação da cultura arquitetónica e do património edificado, através da realização de exposições, seminários, encontros, tertúlias, visitas a obras guiadas pelos seus autores (Open Days) e acções de sensibilização dirigidas à comunidade. Inclui ainda o lançamento de um Prémio Municipal de Arquitetura, um prémio de reconhecimento a personalidades da comunidade local e a divulgação de acervos e espólios de arquitetos com obras no concelho.

No domínio do exercício da profissão, estabelece-se um compromisso de colaboração para proporcionar melhores condições para o exercício da profissão no concelho, nomeadamente através da simplificação de procedimentos urbanísticos e da valorização do arquiteto a exercer funções públicas.

Na área da formação, o acordo prevê a promoção de ações de formação técnica e sessões de esclarecimento destinadas a funcionários, técnicos municipais e membros da OA. Inclui ainda a oferta de formação contínua e específica “à medida” para os técnicos municipais.

Por último, no âmbito da encomenda, o Município de Tondela compromete-se a promover o recurso à encomenda pública de projetos e obras, privilegiando o procedimento de concurso público, e a OASRC disponibiliza-se como parceira privilegiada a considerar pelo município para a prestação de serviços de assessoria técnica relativa à organização, realização e divulgação dos concursos para aquisição de serviços de estudos e projetos no domínio da arquitetura.

Voltar Atrás