Início > Notícias > Coleção Arquitectura Popular em Portugal

11 dezembro 24 Toda a OA

Coleção Arquitectura Popular em Portugal

No dia 13 de dezembro de 2024 é distribuído o primeiro fascículo dos doze que compõem a coleção Arquitectura Popular em Portugal, uma edição fac-símile da primeira edição do livro "Arquitectura Popular", publicado originalmente em dois volumes, em 1961, pelo Sindicato Nacional de Arquitectos, resultado do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa. 

O Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa nasce da vontade de realizar um levantamento das diversas tipologias de construção popular em Portugal, tendo sido levado a cabo pelo então Sindicato Nacional de Arquitectos no final da década de 1950, numa altura em que a crescente urbanização já ameaçava a sua existência. Este projeto tem início em 1947, com os arquitetos José Huertas Lobo e Francisco Keil do Amaral, mas só em 1955 tem apoio financeiro do Governo, por iniciativa do Sindicato Nacional de Arquitectos junto do Ministério das Obras Públicas, e é nessa altura que se inicia o trabalho de campo, levado a cabo por 18 arquitetos, agrupados por seis regiões, que durante três meses percorreram o território nacional num levantamento exaustivo da arquitetura vernacular portuguesa. 

Na década de 1980 a Associação dos Arquitectos Portuguesese publica duas edições da Arquitectura Popular em Portugal, em 1980 num único volume, e em 1988 em três volumes. A Arquitectura Porpular em Portugal volta a ser reeditada em 2004, já pela Ordem dos Arquitectos, uma edição revista e compilada em dois volumes . 

Em 2024, uma parceria entre o PÚBLICO, a Ordem dos Arquitectos e a editora a Bela e o Monstro recupera a versão fac-símile da edição original, há muito esgotada, agora transformada em 12 fascículos. Para o Presidente do conselho diretivo da Ordem dos Arquitectos, Avelino Oliveira, este documento continua hoje a ser uma referência e serve não apenas como documentação histórica, mas também como fonte de inspiração para a arquitetura contemporânea, que em Portugal se carateriza pelo equilíbrio entre a inovação e o respeito pelo lugar e pela sustentabilidade. Foi exatamente esse equilíbrio entre história, presente e futuro que nos motivou em 2024 a relançar esta publicação histórica, em versão fac-similada, replicando a tão valiosa versão original, promovendo-a junto de todos os cidadãos atentos e interessados nos elementos fundamentais da cultura portuguesa. A parceria com o Jornal Público, membro honorário institucional da Ordem dos Arquitectos, que tanto tem contribuído para a divulgação e valorização da arquitetura surgiu, portanto, com naturalidade (...)".

A coleção Arquitectura Popular em Portugal, parceria entre o PÚBLICO, a Ordem dos Arquitectos e a editora a Bela e o Monstro, será publicamente apresentada numa cerimónia que terá lugar no dia 19 de dezembro, às 17h30, na sede nacional da OA, em Lisboa.

Os membros da Ordem dos Arquitectos usufruem de um desconto de 15% na compra desta coleção.

+ Informações em https://loja.publico.pt/

Voltar Atrás