Início > Notícias > Arquiteta Marlene Roque nomeada Chair do ENACA

17 outubro 25 Toda a OA

Arquiteta Marlene Roque nomeada Chair do ENACA

Marlene Roque, vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, é a nova chair do European Network of Architects’ Competent Authorities (ENACA).

No dia 10 de outubro, realizou-se a 2.ª reunião anual do ENACA — European Network of Architects’ Competent Authorities, na Architects Registration Board (ARB), em Londres.

Entre vários pontos de trabalho, destaca-se a nomeação da nova Chair do ENACA. Na sequência da call dirigida às Ordens e autoridades competentes europeias, e após a audição das candidaturas, foi eleita por unanimidade a arquiteta Marlene Roque, vogal do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos (OA).

Após a nomeação, a Arquiteta Marlene Roque referiu ser “uma honra servir a rede europeia das autoridades competentes em Arquitetura. O nosso foco será reforçar a cooperação técnica, a confiança mútua e a mobilidade profissional, garantindo elevados padrões de qualificação e proteção do interesse público”.

 

O que é o ENACA e porque é importante:

O ENACA reúne as autoridades competentes e ordens/associações profissionais de Arquitetura dos países europeus para:

- Acompanhar a aplicação da Diretiva das Qualificações Profissionais (2005/36/CE e alterações), incluindo o reconhecimento automático dos títulos de arquiteto constantes do Anexo V;

- Harmonizar procedimentos e trocar boas práticas sobre reconhecimento de qualificações, livre circulação e exercício profissional na Europa;

- Promover padrões de qualidade na formação e no acesso à profissão, reforçando a confiança transfronteiriça entre Estados-Membros;

- Atuar como plataforma técnica de diálogo com as instituições europeias e com os reguladores nacionais.

 

Relevância da ENACA para Portugal:

Para a Ordem dos Arquitectos, enquanto autoridade competente em Portugal, a participação ativa no ENACA:

- Acelera e clarifica reconhecimentos de qualificações de e para Portugal;

- Valoriza os padrões de deontologia e qualidade da profissão;

- Facilita a mobilidade internacional dos arquitetos portugueses e a atração de talento;

- Reforça a voz de Portugal na definição de práticas e orientações europeias para a Arquitetura.

 

A OA felicita a arquiteta Marlene Roque pela nomeação e agradece a todas as entidades presentes a confiança demonstrada.

Voltar Atrás