Início > Notícias > Da vida dos edifícios. Recomendação apresentada ao 16.º Congresso dos Arquitectos

9 março 23 Nacional

Da vida dos edifícios. Recomendação apresentada ao 16.º Congresso dos Arquitectos

«“Da vida dos edifícios se ocupam hoje pouco aqueles que escrevem, sobre arquitetura” escreve Rafael Moneo.
E, no entanto, no mundo são imensos os exemplos de edifícios com uma longa vida e que resistiram à ação do tempo e à dos homens, talvez a mais erosiva das forças a que estiveram sujeitos. Na Europa, igrejas adaptaram-se a mesquitas, ou o contrário, antigos conventos são hoje escolas, bibliotecas ou quartéis. Muitas pontes, ainda em uso, incluem parte de estruturas romanas ou medievais. Com o passar dos anos as cidades antigas adaptaram-se à vida contemporânea.
» (…)

Os órgãos eleitos do Colégio de Património Arquitectónico apresentaram uma recomendação ao 16.º Congresso, reunido em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, na 1.ª sessão sectorial - Circularidade e reabilitação, enquadrada no subtema «Repensar os Recursos e Adaptar para a Casa Comum».

Diana Roth, coordenadora da Comissão Executiva apresentou o documento que recomenda à Ordem dos Arquitectos:

1. Que se promova um esforço para continuar a identificar todo o património arquitetónico onde seja reconhecível a existência de valores, como condição inicial para a sua salvaguarda.
2. Que seja garantida, através do esforço de todos os intervenientes e das disposições legais e regulamentares, a qualidade em todo o ciclo de intervenção no património arquitetónico, compreendendo a programação, o projeto, a obra e a sua manutenção no tempo.
3. Que seja priorizada a reutilização do edificado existente, como base para a sustentabilidade e o processo de descarbonização.
4. Que se promova a adequação da legislação e da regulamentação aplicável, à realidade do património arquitetónico e das suas especificidades.

Conheça a versão integral da Recomendação CPA abaixo.

Voltar Atrás