Início > Notícias > Publicação | Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2018-2024

23 julho 25 Lisboa e Vale do Tejo

Publicação | Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2018-2024

Publicação | Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2018-2024

A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo recebeu a publicação “Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2018-2024”.

O presidente da Secção, Pedro Novo, que integrou os júris de apreciação nos últimos prémios (2018-2020 e 2021-2024), partilha com os membros uma reflexão sobre a importância e valor dos projetos premiados e o compromisso dos projetistas com a cidade:

O Prémio Valmor, criado pela generosa disposição testamentária do Visconde de Valmor, é hoje o mais prestigiado prémio municipal de arquitetura. Destaca-se por premiar tanto o promotor como o arquiteto autor do “mais bello construido na capital durante o anno correspondente”. Desde 1902, tem marcado a história da cidade, reconhecendo os exemplos mais notáveis.

A Ordem dos Arquitectos integra o júri desde a primeira edição, refletindo seu papel fundamental na distinção da melhor arquitetura de Lisboa.

Honrar esse legado com 123 anos de história é uma experiência enriquecedora e de grande responsabilidade. Retomar uma tradição interrompida em 2018 foi um grande desafio. Identificar obras que agregam identidade, qualificam o espaço urbano e preservam a herança lisboeta exigiu um esforço rigoroso.

Sabemos que a escolha dará visibilidade a algumas obras, tornando-as parte significativa da história.

O diálogo entre os jurados foi vital, permitindo decisões que refletem méritos técnicos, estéticos e contribuições sociais e ambientais para a cidade.

Não é justo destacar uma obra ou ano específico, pois todas as intervenções premiadas representam Lisboa na sua história e tempo, seja na reabilitação ou em novas construções, que reinterpretam com excelência o contexto local, num “estilo digno de uma cidade civilizada.

Pedro Novo, Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2018-2024: 88

Voltar Atrás