Início > Comunicados > Inauguração do Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea

19 outubro 23 Nacional

Inauguração do Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea

Álvaro Siza. Inauguração Ala Poente Serralves. Fotografia Igor Martins/Global Imagens

A Fundação de Serralves inaugura esta quinta-feira o Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, localizado na cidade do Porto. Este novo espaço, também conhecido como a Ala Álvaro Siza, representa um marco significativo na cultura arquitetónica e artística de Portugal e do mundo.

Comunicado da Ordem dos Arquitectos

A Ala Álvaro Siza é o resultado de uma colaboração notável entre a Fundação de Serralves e o arquiteto Álvaro Siza Vieira. Álvaro Siza, é o mais respeitado e destacado arquiteto português contemporâneo e, muito possivelmente, o mais importante arquiteto português de todos os tempos. É conhecido pelo seu compromisso com a excelência arquitetónica e pela sua capacidade de criar espaços que não apenas harmonizam com o ambiente ao seu redor, mas também enriquecem a experiência humana.

É com grande satisfação que testemunhamos a concretização deste notável projeto arquitetónico, que agora se junta ao prestigioso complexo de Serralves.

A Ordem dos Arquitectos destaca também a importância da colaboração entre o arquiteto Álvaro Siza e a Fundação de Serralves. Esta parceria exemplar demonstra como a arquitetura pode servir como um veículo para enriquecer a cultura e o património, ao mesmo tempo que proporciona um espaço para a apreciação da arte contemporânea.

Esta inauguração é um marco significativo para a arquitetura portuguesa, e é motivo de orgulho para todos os arquitetos e para a sociedade. A Ordem dos Arquitectos felicita a Fundação de Serralves, o arquiteto Álvaro Siza Vieira e a sua equipa de excelência.

Que a Ala Álvaro Siza do Museu de Arte Contemporânea de Serralves continue a inspirar gerações futuras e a enriquecer a cultura arquitetónica e artística portuguesa.

19 de outubro de 2023

Avelino Oliveira