Início > Agenda > Exposição Itinerante: Concursos de Arquitetura inaugura no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo

Publicado a 9 Janeiro 2026Açores

Exposição Itinerante: Concursos de Arquitetura inaugura no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo

16 de janeiro - 13 de fevereiro

Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo

A Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (SRAZO), promove a Exposição Itinerante: Concursos de Arquitetura, que será inaugurada a 16 de janeiro próximo, às 17h00, no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

A exposição, que esteve patente ao público na ilha de S. Miguel, apresenta os 14 trabalhos premiados e distinguidos nos concursos públicos promovidos pelos Municípios da Região Autónoma dos Açores, que contaram com assessoria técnica e jurídica da SRAZO, nomeadamente, os concursos para o Mercado Municipal de Vila Franca do Campo, o Miradouro da Serreta em Angra do Heroísmo, a Requalificação do Centro Histórico de Ponta Delgada e a intervenção na Zona Norte da Baía de Santa Cruz na Lagoa. 

Os trabalhos expostos, num total de 20 painéis em formato A1 e com conteúdos digitais. A mostra irá percorrer as nove ilhas dos Açores, com o objetivo de divulgar boas práticas na aquisição de serviços de arquitetura e sensibilizar os decisores políticos e a população, no geral, para o papel dos concursos públicos enquanto instrumentos de valorização do território e do património edificado.

Recoramos ainda que,  segundo o Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, Nuno Costa, atentos a estas premissas, pretende-se “contribuir para o desenvolvimento sustentável – económico, social, cultural e ambiental – da Região Autónoma dos Açores, incentivando a adoção de processos mais transparentes, qualificados e inclusivos, bem como fomentar o debate público e construir massa crítica em torno da Arquitetura, promovendo uma sociedade mais consciente, participativa e reivindicadora do seu Direito à Arquitetura”.

A exposição ficará patente ao público até 13 de fevereiro próximo, podendo ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 12h00 e das 13h30 às 15h00.