Prémio Secil de Arquitectura
Terminou a 30 junho
O Prémio Secil de Arquitectura é um dos mais importantes prémios de Arquitectura nacionais, e resulta de uma parceria do Grupo Secil com a Ordem dos Arquitectos, numa relação "cimentada" na promoção da melhor arquitetura portuguesa.
A última edição (XIII) fechou as inscrições em Junho de 2022, e visa premiar os edifícios e conjuntos arquitetónicos concluídos durante os anos de 2017 a 2021 inclusive, em qualquer país europeu, que utilizaram o betão armado como elemento predominante das suas estruturas resistentes e que fossem paradigmáticos no respeitante a inovação e sustentabilidade.
Os Prémios Secil são uma iniciativa criada em Portugal, em 1992, e têm como objetivo incentivar e promover o reconhecimento público da qualidade de obras de arquitetura e engenharia civil feitas por portugueses com a utilização do material que constitui o cerne da atividade da Secil, o cimento. Integrados na política de responsabilidade social do Grupo Secil, os Prémios Secil visam distinguir o que de melhor é feito no âmbito da Arquitetura e da Engenharia Civil sendo organizados em colaboração com os órgãos portugueses de representação das profissões envolvidas: a Ordem dos Arquitetos e a Ordem dos Engenheiros.
O Prémio Secil é atribuído pela empresa portuguesa Secil a projetos de arquitetura (anos pares) e de engenharia (anos ímpares). Para além dos prémios nacionais, a empresa atribui ainda o Prémio Secil Universidades que tem por objetivo incentivar a qualidade dos jovens das escolas de arquitectura e de engenharia civil portuguesas. Este prémio é atribuído todos os anos às duas vertentes.
Esta iniciativa mereceu desde a primeira edição o honroso Alto Patrocínio da Presidência da República, tornando-se, assim, no galardão de referência em Portugal na área da Arquitetura e da Engenharia Civil. ### Arquitetos distinguidos João Luís Carrilho da Graça (1994) · Álvaro Siza Vieira (1996) · Vítor Figueiredo (1998) · Álvaro Siza Vieira (2000) · Pedro Maurício Borges (2002) · Eduardo Souto de Moura (2004) · Álvaro Siza Vieira (2006) · Nuno Brandão Costa (2008) · Eduardo Souto de Moura (2010) · José Neves (2012) Manuel Aires Mateus e Francisco Aires Mateus, Francisco Vieira de Campos, Cristina Guedes e João Mendes Ribeiro (2022) #### Lista completa de vencedores 2012 - Arq. José Neves, requalificação e ampliação da Escola Francisco de Arruda 2011 - Engº Armando Rito e Engº Pedro Cabral, Ponte 4 de Abril na Catumbela 2010 - Arq. Eduardo Souto de Moura, Casa das Histórias Paula Rego 2009 - Eng.º Fernando Silveira Ramos, Molhe Norte da Barra do Douro, Porto 2008 - Arq. Nuno Brandão Costa, Edifício Administrativo e Show-Room Móveis Viriato, em Rebordosa, Paredes 2007 - Eng.º José Mota Freitas, Igreja de Santíssima Trindade, Fátima 2006 - Arq. Álvaro Siza Vieira, Complexo desportivo de Cornellà de Llobregat, Barcelona 2005 - Eng.º Rui Furtado, Estádio Municipal de Braga 2004 - Arq. Eduardo Souto de Moura, Estádio Municipal de Braga 2003 - Eng.º João Pires da Fonseca, Viaduto da Avenida Marginal do Parque da Cidade do Porto 2002 - Arq. Pedro Maurício Borges, Casa Pacheco de Melo, São Vicente, Ferreira, Açores 2001 - Eng.º António Segadães Tavares, Ampliação do Aeroporto do Funchal 2000 - Arq. Álvaro Siza Vieira , Facultade das Ciencias da Información de Santiago de Compostela 1999 - Eng.º José Teixeira Trigo, Edifício Atrium Saldanha, Lisboa 1998 - Arq. Vítor Figueiredo, Escola Superior de Arte e Design, Caldas da Rainha 1997 - Eng.º António Reis, Ponte João Gomes, Madeira 1996 - Arq. Álvaro Siza Vieira, Edifício Castro & Melo, Lisboa 1995 - Eng.º José Câncio Martins, Nova Ponte Macau-Taipa (Ponte da Amizade), Macau 1994 - Arq. João Luís Carrilho da Graça, Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa 1992 - Arq. Eduardo Souto Moura, Casa das Artes no Porto