Início > Notícias > Lançamento do Catálogo FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE

26 janeiro 24 Secção Regional Norte

Lançamento do Catálogo FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE

O lançamento do catálogo da exposição FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE decorreu ontem, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Contando com o auditório repleto, as palavras de Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura atestaram à qualidade do Catálogo enquanto testemunho de um momento único de reflexão e diálogo com o legado de Fernando Távora.

A exposição FERNANDO TÁVORA. PENSAMENTO LIVRE, patente ao público na Fundação Marques da Silva e na Galeria da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto até 3 de fevereiro, constitui a ação central do programa comemorativo do centenário do arquiteto Fernando Távora: TÁVORA 100.

Com curadoria de Alexandre Alves Costa (coordenador), Ana Alves Costa, Jorge Figueira, José António Bandeirinha, Luís Martinho Urbano, Maria Manuel Oliveira, desenvolve-se a partir da documentação depositada na Fundação Marques da Silva, propondo uma perspetiva de leitura da vida e obra desta figura maior da Arquitetura Portuguesa. A exposição assenta na seleção de 7 obras referenciais -  Mercado da Feira (1953/1959); Casa de Ofir (1957/1958); Pavilhão de Ténis da Quinta da Conceição, em Matosinhos (1956/1960); Escola do Cedro, em Gaia (1957/1961); Pousada de Santa Marinha da Costa, em Guimarães (1972/1985); Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993/2000); e Casa dos 24, antigos Paços do Concelho do Porto (1995/2003) - e propõe 5 núcleos temáticos, com curadores específicos - "Referências", Ana Tostões; "Viagens", Sergio Fernandez; "Tratados de Arquitetura", Domingos Tavares; "Literatura Modernista", Celeste Natário; e "Aulas", Manuel Correia Fernandes (este último em exposição na FAUP).

No dia 25 de janeiro, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, reuniram-se Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, para o lançamento do catálogo desta exposição, onde para além dos textos de Fátima Vieira, Alexandre Alves Costa, Jorge Figueira e dos curadores de cada um dos 5 núcleos temáticos e de Diogo Alcoforado, se publicam também os textos dos 7 jovens arquitetos e investigadores convidados a refletir sobre as 7 obras expostas - Pedro Levi Bismarck; Pedro Baía; Carlos Machado e Moura; Eliana Sousa Santos; Bruno Gil; Beatriz Serrazina; e Joana Restivo. Amplamente ilustrado, este Catálogo constitui, mais do que o mero registo de uma exposição, um testemunho para memória futura de um momento único de reflexão e diálogo com a herança tavoriana.

TÁVORA 100 é uma proposição comum da Fundação Marques da Silva, da Ordem dos Arquitetos e das três Escolas de Arquitetura onde se fez sentir a sua visão inovadora e, até, (re)fundacional, a Faculdade de Arquitectura da U. Porto, o Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho. Conta com o apoio do Banco BPI; Fundação la Caixa; DST Group; Tintas Cin; e Efapel.

 

Imagens: Imagens | Fundação Marques da Silva, Telma Dias

Fonte: Fundação Marques da Silva 

Mais sobre o Centenário do Arqº Fernando Távora

Notícia sobre a 2ª sessão do Programa Complementar à Exposição Fernando Távora. Pensamento Livre

Voltar Atrás