14 maio 24 Madeira
PRÉMIO DE ARQUITETURA DA MADEIRA E PORTO SANTO 2024
A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos instituiu o "Prémio de Arquitectura da Madeira e Porto Santo", de periodicidade anual, que tem como objectivo distinguir e valorizar o que de melhor se produz na Região Autónoma da Madeira, quer na construção de obra nova, quer na intervenção em edifícios existentes, como sejam obras de remodelação e ampliação.
Uma das responsabilidades da Ordem dos Arquitectos é a promoção e divulgação da Arquitetura. A distinção e valorização do que melhor se produz na Região na construção de obra nova, deve ser um estímulo e o justo reconhecimento da contribuição que os Arquitetos fazem para edificação de um património de qualidade, que honre a Região e nos deixe orgulhosos naquilo que deixaremos às próximas gerações. O Prémio visa distinguir as obras que contribuam para a criação e salvaguarda de um património arquitetónico e paisagístico de qualidade e, consequentemente, também para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. E premiar obras que sejam exemplos de qualidade arquitetónica, de uma boa integração na sua envolvente e na paisagem, de respeito pelos valores identitários, e de sustentabilidade da construção, de eficiência energética e de valores ambientais.
As candidaturas para o Prémio de 2024 serão para a categoria de Obra de Requalificação, e poderão dar entrada via email para madeira.geral@ordemdosarquitectos.org até às 17h de 14 de junho, instruídas conforme regulamento, para obras com o auto de receção, autorização de utilização ou documento equivalente, que assegure a conclusão e utilização da obra, validado entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023. O Prémio e as Menções Honrosas serão divulgados em setembro e entregues em Outubro durante as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura.
Será montada uma exposição com exibição dos painéis da obra premiada, das menções honrosas e uma seleção dos restantes trabalhos.
A Arquitectura expressa a identidade, a história, a cultura de um país, de uma região ou de um lugar, mas também deve ser entendida como um recurso e um valor estratégico para o desenvolvimento sustentável da Madeira e do Porto Santo.