Início > Notícias > Concurso de Reabilitação do Estádio Nacional | Posição OASRLVT

14 janeiro 25 Lisboa e Vale do Tejo

Concurso de Reabilitação do Estádio Nacional | Posição OASRLVT

Nuno Almendra

A Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos, através dos seus serviços de encomenda, teve como objetivo central, o apoio e assessoria à Federação Portuguesa de Futebol no âmbito da organização, preparação, divulgação e realização do Concurso de Reabilitação do Estádio Nacional.
 
Perante a complexidade da obra, o serviço obrigou-se a um redobrado esforço procurando garantir as melhores bases para o desenvolvimento da melhor proposta para a reabilitação de um equipamento que se consolidou como lugar e cenário central para o desporto e eventos de maior relevância em Portugal, mantendo-se até hoje um marco pioneiro na história dos equipamentos desportivos em Portugal.
 
A reabilitação do icónico Estádio Nacional prevê a sua modernização com o objetivo de proporcionar melhores condições para a prática desportiva e a utilização mais expedita e frequente do complexo pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, bem como pelas Federações Portuguesas de Futebol, Atletismo e Râguebi.
 
O concurso teve como foco não apenas a manutenção da integridade de uma estrutura com cerca de 80 anos de história, mas também a criação de um ambiente e valências, adaptadas às necessidades e exigências atuais, tornando-o capaz de acolher eventos desportivos nacionais e internacionais de grande escala.
 
A proposta vencedora prevê como se esperava, a reabilitação e reorganização das instalações existentes, somando a construção de novos espaços, garantindo condições de excelência para treinos e competições das seleções nacionais, além da formação de quadros e praticantes.
 
A nova proposta arquitetónica promove a centralização das atividades das diferentes federações, bem como garante uma maior eficácia no desenvolvimento das missões das federações, contribuindo assim e de forma, para o crescimento do desporto nacional.
Congratulamo-nos pela confiança depositada pela Federação Portuguesa de Futebol na qualidade dos nossos serviços, reconhecendo a mais-valia da tipologia de concurso de conceção enquanto instrumento na valorização da qualidade arquitetónica.
 
Pedro Novo
Presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos | Caderno de Concurso Reabilitação do Estádio Nacional
Voltar Atrás