Início > Notícias > Inauguração da itinerância da exposição "UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023"

12 maio 25 Açores

Inauguração da itinerância da exposição "UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023"

A itinerância da exposição "UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023", que reúne os trabalhos premiados e distinguidos no âmbito do prémio internacional promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), criado com o objetivo de promover o reconhecimento de edifícios e projetos de alta qualidade arquitetónica, com preocupações sustentáveis, de inclusão e de fácil acessibilidade, foi inaugurada no espaço InWave – incubadora de Empresas da Ribeira Grande, no passado dia 9 de maio.

Vítor Santos Cruz, autor do projeto de intervenção Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria, esteve presente e apresentou o projeto que mereceu uma Menção Honrosa na categoria de Espaços públicos. O projeto contempla um percurso acessível composto por passadiços e elevadores, que, ligando um parque de estacionamento periférico ao centro histórico da cidade de Leiria, passa junto Castelo de Leiria, sem comprometer a sua integridade e acrescentando novos pontos de interesse paisagístico. 

Na ocasião, o Dr. Francisco Bettencourt, Diretor Regional da Mobilidade, em representação do S. Exa. o Presidente do Governo Regional dos Açores, o Dr. José Garcia, Vereador na Câmara Municipal da Ribeira Grande, e o Arq. Nuno Costa, Presidente da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, marcaram presença, tendo parabenizado a iniciativa e os premiados, pelo reconhecimento e qualidade dos trabalhos apresentados. 

Esta edição da itinerância da exposição, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do InWave – incubadora de Empresas da Ribeira Grande, poderá ser visitada até 6 de junho. A exposição apresenta as obras selecionadas pelo júri, que contou com 116 inscrições de 37 países, organizadas nas quatro categorias a concurso: Novos edifícios; Edifícios existentes reabilitados (incluindo edifícios históricos); Espaços públicos; e Investigação.

Voltar Atrás