Publicado a 8 Maio 2024Algarve
3.º ENCONTRO NACIONAL DE ARQUITETOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
11 de maio
Convento de São José, Lagoa
A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição através do e-mail algarve.geral@ordemdosarquitectos.org, e destina-se a todos os arquitetos que queiram participar, quer da administração pública, quer do setor privado.
A Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos promove, no dia 11 de maio de 2024, das 14:00h às 18:00h, o 3.º Encontro Nacional dos Arquitetos da Administração Pública.
Este 3.º Encontro faz parte de uma iniciativa nacional transversal que promove a colaboração e o intercâmbio de ideias entre profissionais do setor público em todo o país, sendo realizado nas sete regiões onde a instituição está presente [Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores], proporcionando uma oportunidade única para os arquitetos se reunirem e discutirem questões cruciais relacionadas com a profissão, o desenvolvimento urbano e a qualidade do ambiente construído.
O evento terá o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, e o patrocínio da Cânhamor, tendo como objetivo criar um ambiente próprio para discutir o estado da profissão, a troca de experiências, de práticas e de soluções. Por meio de conversas e mesas-redondas, os participantes terão a oportunidade de abordar temas relevantes para a profissão, explorando as especificidades regionais e as particularidades dos desafios enfrentados em cada área geográfica.
A abertura do encontro estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Dr. Luís Encarnação e do presidente da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos, Arq.º Ricardo Latoeiro.
Seguir-se-á a intervenção do presidente do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Arq.º Avelino Oliveira, tendo como foco o estado da profissão de arquiteto na administração pública.
Teremos ainda 3 mesas-redondas:
Mesa 1- “O Arquiteto enquanto técnico com garantia de imparcialidade | A carreira especial do Arquiteto na Função Pública”, com a moderação do Arq.º Nuno Freitas.
Mesa 2- “O Simplex na Administração Pública- a importância do Arquiteto na Transição Digital”, com a moderação da Arq.ª Teresa Correia.
Mesa 3- “SRUP | Servidões e restrições de utilidade pública | A relação entre as diversas entidades no contexto da simplificação administrativa”, com a moderação do Arq.º António Porfírio Maia.
O 3.º Encontro dos Arquitetos da Administração Pública reafirma o compromisso da Ordem dos Arquitectos com a promoção da excelência profissional, em prol dos arquitetos e da arquitetura. Esperamos que este evento inspire novas ideias, parcerias e iniciativas que contribuam para a construção de um território mais qualificado e distinto em todo o país.