20 outubro 24 Norte
Mês da Arquitetura na OASRN
Em outubro, o Mês da Arquitetura, a sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos (OASRN) foi palco de vários eventos propostos pelos seus membros no âmbito do programa Arq Out, e o Conselho Diretivo Regional Norte (CDRN) marcou presença em diversas iniciativas.
No Dia Mundial da Arquitetura, celebrado a 7 de outubro, a arquiteta Andreia Oliveira, Presidente do CDRN participou numa conversa sobre o significado da Arquitetura, no Instituto de Artes e Imagem, em Vila Nova de Gaia, no contexto do curso de Desenho de Arquitetura.
Ainda no dia 7 de outubro, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos a cerimónia de anúncio do vencedor da 20ª edição do Prémio Fernando Távora. A cerimónia foi conduzida pela Presidente do CDRN, a Arqª Andreia Oliveira, e contou com a presença do Arqº Avelino Oliveira, Presidente da Ordem dos Arquitetos; Dr. Fernando Rocha, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos; Arqº Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitetura; e Arqº Luís Urbano, Vice-Presidente da Fundação Marques da Silva. O evento incluiu também uma conferência da pintora e escritora Mónica Baldaque, membro do júri desta edição e Presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.
No dia 8 de outubro, a vogal do CDRN, arquiteta Adriana Floret, esteve presente na conferência “Construção Inteligente e Sustentável: Educar para o Futuro, no Presente”, organizada pela AICCOPN. Já a 10 de outubro, o arquiteto Bruno Marques, vice-presidente do CDRN, representou a OASRN na apresentação do livro “Trilhos”, da autoria do Prof. Doutor Luís Valente de Oliveira, na Biblioteca do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados. No seminário internacional “O que faz falta: S, M, L, XL”, realizado na Casa da Arquitetura a 11 de outubro, marcaram presença os arquitetos Célia Mota e Bruno Marques.
A 12 de outubro, a sede da OASRN recebeu a apresentação a Norte da Biale Estremoz, promovida pela associação Artmoz, com o lançamento oficial do concurso e do site promocional da BIALE 2025, pelo Diretor Artístico e Presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho. A sessão contou com intervenções de Ágata Rodrigues, da Fundação José Rodrigues; Olga Santos, galerista; e Marta de Aguiar, artista plástica. O evento terminou com o encerramento da exposição “Ponto e Linha”, dos artistas Rosa Ramos e Domingos Júnior.
No dia 15 de outubro, o arquiteto Bruno Marques, foi curador e moderador do painel “Reabilitação Urbana Sustentável e Circular” no Summit Sustentabilidade Além Fronteiras, organizado pela Rede do Empresário, que decorreu no Hotel Porto Palácio, com a participação dos arquitetos Nelson Ferreira de Almeida, Ana Perdigão Antunes e Jorge Fernandes.
A 17 de outubro, foi inaugurada a exposição Porto Tiles, com obras do arquiteto e fotógrafo Jorge Pedra, organizada pela Galeria Olga Santos, na sede da OASRN. A exposição estará patente ao público até 6 de novembro.
Destacam-se ainda os artigos publicados na imprensa no âmbito do Mês da Arquitetura. O arquiteto Pedro Gomes escreveu para o Observador o artigo “Precisamos de proteger o profissional liberal”, e a arquiteta Andreia Oliveira contribuiu para a Valor Magazine com o artigo “Arquitetura – A sua prática também deve ser sustentável!”. O anúncio do vencedor do Prémio Fernando Távora também recebeu ampla cobertura mediática.