Início > Notícias > LIVRO AÇORES / CIDADES, TERRITÓRIO E ARQUITECTURAS -AZORES / CITIES, TERRAIN AND ARCHITECTURE APRESENTADO EM ANGRA DO HEROÍSMO

22 abril 24 Secção Regional dos Açores

LIVRO AÇORES / CIDADES, TERRITÓRIO E ARQUITECTURAS -AZORES / CITIES, TERRAIN AND ARCHITECTURE APRESENTADO EM ANGRA DO HEROÍSMO

O Presidente da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, Arquiteto Nuno Costa, participou na apresentação do livro “Açores / Cidades, Território e Arquitecturas - Azores / Cities, Terrain and Architecture”, que teve lugar no passado dia 19 de abril no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Doutor Álamo de Menezes, e de inúmeras entidades.

A apresentação do livro, da coautoria dos arquitetos José Manuel Fernandes e Rui Pinto, coube ao arquiteto José Parreira. Esta obra reúne cerca de 40 anos de estudos e registos fotográficos e contém informação que abrange a arquitetura, o urbanismo e a paisagem das ilhas açóricas, desde os primórdios da ocupação do território aos anos de 2010-20.

Nuno Costa, na ocasião, começou por felicitar a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, por promover a apresentação desta obra e apoiar esta edição, e congratulou os autores deste livro, por, certamente, terem empregue o seu conhecimento e o rigor científico que uma publicação desta natureza exige, acrescentando que “ainda há muito conhecimento para aprofundar sobre a história, o património, o urbanismo, o ambiente e a arquitetura feita nos Açores”. 

A este propósito, referiu que as publicações mais completas sobre a arquitetura dos Açores, são a Arquitetura Popular dos Açores, uma edição que contou com a chancela da Ordem dos Arquitectos, o Inventário do Património Imóvel dos Açores, que ainda não possui todos os volumes publicados, a História da Arte nos Açores, que reúne alguns dos conteúdos de outras publicações, tais como da História Ilustrada da Arquitetura dos Açores e da Arquitetura Contemporânea nos Açores. Também referi que, ao nível de publicações referentes a autores, estas também são limitadas, tendo destaca o livro de João Correia Rebelo, um arquiteto moderno nos Açores e a obra Manuel António de Vasconcelos, pioneiro da arquitetura modernista.

O Presidente da Secção Regional dos Açores, frisou que “perante este cenário, torna-se imprescindível haver mais apoios para publicações que abordam as questões do território, da paisagem, do urbanismo, do património, da cidade e da arquitetura. Este conhecimento é fundamental, pois contribuem para a elaboração dos instrumentos de planeamento e gestão urbanística e de salvaguarda do património edificado, que promovem um desenvolvimento sustentável, que salvaguarde a nossa identidade e garante a qualidade de vida, saúde e bem-estar dos cidadãos. Se os Açores são detentores de um rico património natural, também o é ao nível do património cultural”. 

O Presidente Nuno Costa terminou a sua intervenção dizendo que “a Ordem dos Arquitectos - Secção Regional dos Açores, atenta a esta necessidade de produção de conhecimento e às atribuições da Ordem, entre as quais, contribuir para a defesa e promoção da arquitetura, no reconhecimento da sua função social e cultural, mas também pela sua função económica e ambiental, e promover a edição de publicações que contribuam para um melhor esclarecimento público das implicações e relevância da arquitetura, naturalmente, apoiou a edição desta obra”.

Voltar Atrás