Início > Prémios > Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

Terminou a 31 outubro

As candidaturas à segunda edição do Prémio Municipal João Álvaro Rocha estão abertas até dia 31 de outubro de 2024.


Podem candidatar-se Edificações e Espaços Públicos construídos no Município da Maia entre 31 de outubro de 2014 e 31 de outubro de 2021.
As candidaturas podem ser propostas pelos arquitetos, proprietários, ou pelos construtores, e são submetidas digitalmente através do portal: pma.joaoalvarorocha.pt, onde se encontra toda a informação necessária à sua instrução.

O júri é presidido pelo sr. Presidente da Câmara Municipal da Maia, Eng. António Domingos da Silva Tiago, e constituído pelos arquitetos Gonçalo Byrne, em representação da APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, Carla Garrido, pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, Teresa Calix e Ana Resende, pela Autarquia da Maia.

Este prémio tem um enfoque inovador por ser dada relevância ao período pós-construção e à capacidade de resposta demonstrada pela obra ao propósito que presidiu à encomenda. Assim, serão apreciadas não só as qualidades arquitetónica e urbanística, mas sobretudo a função social, cultural e inserção urbana. Por esta razão as obras terão de estar concluídas, no mínimo há três anos, até ao máximo de dez anos.

Prémio, de natureza não pecuniária, consiste na edição de uma publicação, de um vídeo, de uma conferência e de uma visita guiada. Podem ser atribuídas até quatro Menções Honrosas.

A obra premiada na primeira edição, em 2022, foi o ISMAI - Estádio, da autoria dos arquitetos José Carlos Loureiro, Luís Pinheiro Loureiro, José Manuel Loureiro. Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa a SISMA - Unidade Industrial da Maia, da autoria da arquiteta Sandra Maria Machado Ferreira Garcia.

O Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, de iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com periocidade bienal, é organizado pela APJAR - Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos - Secção Regional Norte.

A Câmara Municipal da Maia atribuiu o nome do arquiteto João Álvaro Rocha (1959 - 2014) ao Prémio Municipal de Arquitetura como reconhecimento do seu trabalho em prol da qualidade da arquitetura e do urbanismo, uma parte significativa realizada no concelho da Maia, e com o objetivo da integridade e autenticidade da sua obra servir como referência ao Prémio. A APJAR promove a participação em arquitetura pelas comunidades locais e internacionais a partir da obra de João Álvaro Rocha.

Regulamento, Aviso e mais informações disponíveis em pma.joaoalvarorocha.pt, e nos sites da Câmara Municipal da Maia e da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos.


Mais informações
https://pma.joaoalvarorocha.pt/


Contactos:
Cristina Emília Silva, 966 640 564
apjar@joaoalvaroprocha.pt