20 janeiro 26 Açores
Itinerância da exposição “Concursos de Arquitetura” em Angra do Heroísmo
O Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo acolhe a itinerância da exposição “Concursos de Arquitetura”, uma iniciativa da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (SRAZO), que foi inaugurada no passado dia 16 de janeiro.
A exposição apresenta os 14 trabalhos premiados e distinguidos nos concursos públicos promovidos pelos Municípios da Região Autónoma dos Açores, que contaram com assessoria técnica e jurídica da SRAZO, nomeadamente, os concursos para o Mercado Municipal de Vila Franca do Campo, o Miradouro da Serreta em Angra do Heroísmo, a Requalificação do Centro Histórico de Ponta Delgada e a intervenção na Zona Norte da Baía de Santa Cruz na Lagoa. Os trabalhos expostos, num total de 20 painéis em formato A1, são apresentados tal como submetidos pelos respetivos autores aquando dos concursos, acompanhados de conteúdos digitais complementares.
A cerimónia de inauguração contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Eng.ª Fátima Amorim, e do Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (SRAZO), Arq. Nuno Costa.
Na ocasião, Fátima Amorim sublinhou a relevância da iniciativa para a promoção da qualidade arquitetónica e urbana no contexto local e regional. Por sua vez, Nuno Costa frisou que esta iniciativa visa “contribuir para o desenvolvimento da Região, promover boas práticas na aquisição de serviços de arquitetura, sensibilizar os decisores políticos e a população, no geral, para a importância que os concursos públicos de Arquitetura desempenham como instrumentos de valorização do território e de qualificação do património edificado”.
A exposição, que esteve patente ao público no Museu Carlos Machado, na ilha de São Miguel, ficará exposta ao público no Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, até 13 de fevereiro próximo, podendo ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 13h30 às 15h00.