Início > Notícias > INTERSECÇÕES #1 DA SRMAD

17 julho 25 Madeira

INTERSECÇÕES #1 DA SRMAD

Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura

Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura

A Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos comemorou no dia 03 de Julho, o Dia Nacional do Arquitecto com o lançamento da primeira edição da Revista Intersecções, prestando homenagem a três arquitectos cuja obra "mudou para sempre o urbanismo e o território da Região", nomeadamente o arquitecto madeirense Rui Goes Ferreira e os arquitectos continentais Chorão Ramalho e Edmundo Tavares.

O evento que decorreu na sede da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitetos, onde marcou presença o secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, o vice-presidente da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, e Edmundo Tavares, filho do arquiteto Edmundo Tavares, a Presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Arquitectos, Susana Neves, destacou que o Dia Nacional do Arquitecto constitui um momento de reflexão e projeção do futuro da profissão, sublinhando "o papel fundamental da arquitetura na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada". A Revista Intersecções constitui um compilar do "melhor" que a atual direção da secção regional fez nos últimos mandatos, fazendo votos de que as direções vindouras deem continuidade ao projeto, lembrando que a Madeira já tem "um turismo de arquitetura", pelo que, defendeu, a divulgação de mapas e guias "não só enaltece a obra dos arquitectos, mas também de uma maneira didática, explica a sua importância para melhor organizar o território".
O filho do arquitecto homenageado com o mesmo nome, Edmundo Tavares, manifestou satisfação ao constatar que os edifícios continuam preservados e mantêm elevada relevância para a Madeira, terra que visitou pela primeira vez. Recordou que o seu pai trabalhou sobretudo no continente, mas viveu na Madeira na década de 1930, altura em que realizou algumas das obras mais emblemáticas da sua carreira, nomeadamente o Liceu Jaime Moniz, a Agência do Banco de Portugal no Funchal e o Mercado dos Lavradores.
Na intervenção final o secretário regional, Eduardo Jesus realçou que a SRMAD-OA tem oferecido "um contributo de alto valor" para a valorização do património e da identidade madeirense, disponibilizando conhecimento útil não apenas para os residentes, mas também para os visitantes. O governante salientou ainda que a publicação da Revista Interseções constitui um testemunho de trabalho sério desenvolvido nos últimos anos e representa também uma forma de "criar referências" que possam inspirar futuras gerações.
O Grupo Porcelanosa e a Câmara Municipal do Funchal apoiaram a realização deste evento, reafirmando o seu compromisso com esta entidade, ao reconhecer a importância do trabalho e contributo destes profissionais para a Região.

RTP_Revista Intersecções

Voltar Atrás