Comissões Técnicas
Refletir, debater, investigar — e, necessariamente — construir, são conceitos fundamentais para a promoção e defesa da arquitetura.
É nessa competência (e dessas necessidades) que nasceu o conceito de Comissão Técnica: na prática, “organizações temáticas para a execução de tarefas ou a elaboração de estudos sobre assuntos de interesse para a Ordem”, de acordo com o Art.º 21º, alínea m) do Estatuto da Ordem dos Arquitectos (EOA).
As Comissões Técnicas foram (e são) criadas para responder a temáticas específicas no âmbito das competências do Conselho Directivo Nacional da OA, nas suas relações com o exterior em temas específicos de âmbito nacional e de interesse para os arquitetos. Uma função consultiva, em áreas identificadas como fundamentais ao plano estratégico e/ou plano de atividades da OA, e com um carácter permanente ou, pelo menos, prolongado no tempo.
Na prática, são constituídas por membros da Ordem que não sejam membros de órgãos executivos e ainda, se necessário, por outros profissionais que, não sendo membros da OA, sejam entendidos como relevantes para o âmbito e objetivos da Comissão Técnica em causa.
Atualmente, a OA tem constituídas cinco comissões técnicas, dedicadas aos temas de Acessibilidades, Habitação, Mobilidade, Segurança Contra Incêndios em Edifícios e Sustentabilidade.
DOCUMENTOS
NormasO que é
A Comissão Técnica Acessibilidades – CTA – acompanha a produção legislativa e outras nas matérias da mobilidade e do acesso universal que procuram proporcionar a inclusão de todos os cidadãos.
Os comissários
Coordenadora: Isabel Serra
Alessandra Gouveia Maria
João Branco Pedro
Manuela de Brito Oliveira
Rui Castro
Sandra Macedo
Susana Machado
Tiago Aleixo
Paulo Franco
Responsável CDN
Paula Torgal
Documentos
Os documentos produzidos com a colaboração da CTA são disponibilizados abaixo.
Recomendação Técnica sobre instalações sanitárias acessíveis na habitação