Início > Agenda > Exposição de Pintura "Ponto e Linha"

Publicado a 5 Setembro 2024Secção Regional Norte

Exposição de Pintura "Ponto e Linha"

13 de setembro

Sede OASRN - Rua de Álvares Cabral 144, 4050-040 PORTO

A Secção Regional Norte acolhe a exposição de pintura "Ponto e Linha", de Rosa Ramos e Domingos Júnior, organizada pela Galeria Olga Santos. Convidamos à presença na inauguração, no próximo dia 13 de setembro, pelas 18h00, na área da exposições da OASRN.
A exposição está patente até 11 de outubro de 2024, de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h30.
Ponto e linha  é um projeto pensado a dois.
Rosa Ramos realizou um conjunto pinturas sobre círculos de papel reciclado e Domingos Júnior um conjunto de pinturas e desenhos sobre cadernos em harmónio que se expõeem como tiras.
O que os liga é uma grande amizade e uma vontade de expor estes trabalhos como sendo complementares.
O Projecto é esse mesmo, expor lado a lado a sua cumplicidade.

 

O PONTO  

O Ponto, interrompe e continua; foi de facto e parte para outro facto. Liga-nos e decide.
Liga-nos a uma existência de algo Superior. Deixa-nos a possibilidade de contextualizar o assunto.
A Rosa Ramos contextualiza-nos para a conexão entre o Ser Humano e o Universo deixando – nos deleitados sobre a Beleza do que pode ser a Humanidade, a Beleza do que podemos ser. 
Sublima nas suas “Rodelas”, expressão carinhosa que aplica à sua obra, todos os sentimentos superiores, que nos ligam ao Divino, invisível colorido que cada um de nós tem numa perpectiva sensível e de evolução como seres Humanos. 

 

A LINHA

A linha continua, permite-nos a dimensão do espiritual. Permite-nos desenhar formas e dessas formas concretizar sonhos. É proactiva, pressupõe uma continuidade, ou não.
O Domingos Júnior, permite-nos também criar sonhos através das suas linhas infindáveis de criatividade e expressão. São linhas de emoções que nos permitem um entendimento profundo sobra a visão da Vida e do Universo.

 

O PONTO E LINHA

São a cumplicidade  de uma expressão de Alto Nível.
São Rosa Ramos e Domingos Júnior.
Olga Santos

Rosa Ramos
Licenciatura em Pintura, pela E.S.B.A.P. Lecionou: Artes Visuais, Cenografia na A. C. E.  e  na ESMAE.
Exposições individuais: Fundação José Rodrigues. Galeria Olga Santos. Teatro de Vila Real, Sala de Exposições. Museu Municipal de Estremoz, Prof. Joaquim Vermelho. Galeria da Calçada, Casa Museu Abel Salazar, Galeria Árvore, Galeria Divulgação, no Porto, Galeria Quadrante de Lisboa. 
Ou exposições colectivas: Fundação José Rodrigues, Árvore, Cooperativa de Actividades Artísticas e FBAU. Museu Serralves. Museu Nacional de Soares dos Reis, “Levantamento da Arte do Século XX no Porto”, Proposta para um Centro de Arte Contemporânea.  Galeria Quadrante, em Évora. Galeria Zen, Porto. Galeria Alvarez, Porto.
Colaborou e realizou cenografias e figurinos para diversos espectáculos: Escola da Noite, Coimbra. 
Em Lisboa: Teatro Municipal de São Luís, Fundação Calouste Gulbenkian – ACARTE, T. N. de D. Maria II. 
No Porto: Os Comediantes, Pé de Vento, TUP. Seiva Trupe – Teatro Vivo, TEP, CPO. Marionetas: Foi elemento do Teatro de Marionetas do Porto, tendo concebido e executado Cenografias, Figurinos e Marionetas/Personagens para as peças “Contos de Aldeia”, “Vida de Esopo”, “Miséria” e “Vai no Batalha”.

Domingos Júnior
Nascido em Moçambique em 1950 na cidade de Lourenço Marques (atual Maputo), frequentou aí o núcleo de Arte sob a orientação do pintor António Quadros entre 1964 e 1968.
Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), tendo finalizado os três primeiros anos do curso, na Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP).
Foi docente das disciplinas da área de Expressão Plástica do 2º ciclo do Ensino Básico desde 1978 a 2013, ano em que se reformou.
Foi docente em acumulação, na ESAP entre 1990 e 2004, onde lecionou as disciplinas de Arquitetura Contemporânea de Modelos II, Arquitetura I e Trabalho de Projeto (6º ano).
Durante os anos de 2001 a 2007, foi docente requisitado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), nos cursos de Educadores de Infância, Professores do 1º ciclo, Arquitetura Paisagista e Engenharia Ambiental, onde lecionou as disciplinas de Expressão Plástica, Metodologia da Expressão Plástica, Manualidades Educativas, Teorias e Técnicas da Criatividade, História de Arte, Desenho, Urbanismo e Organização Biofísica do Território.     Exerceu Arquitetura desde que se formou em empresas e atelier próprio.
Participou na exposição coletiva de Arquitetura - 10 anos da CESAP - em 1993.
Menção honrosa, conjuntamente com o Arquiteto Helder Colmonero, no concurso público para recuperação de edifício para APDL - Matosinhos. No decorrer da sua atividade profissional, expôs os seus trabalhos de pintura e desenho em mostras coletivas de professores, da qual se destaca a exposição no Castelo de São João do Porto em 1999. 
Expôs individualmente pintura em 1995, em Vila Real, na Galeria do Centro de Turismo.
Realizou uma Pós-Graduação em Reabilitação de Centros Urbanos, integrado no Projeto 11 da UNESCO - O Homem e a Biosfera, em 1995.
Foi diretor-adjunto, das edições Cadernos da ESAP e do jornal O Cubo.
Realizou a parte curricular de Doutoramento, na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Valladolid, no Biénio de 1997/1998.
Participa com frequência em exposições colectivas e individuais.