Sede OASRN - N41°
A atual Sede da OASRN é o resultado visível do empenho de várias direções num longo processo iniciado em 2002, com a aquisição de duas habitações com logradouro comum, localizadas na Rua Álvares Cabral, aberta no século XIX, num contexto de grande desenvolvimento e modernização comercial, económica e urbana do Porto, para dar resposta à crescente necessidade de aproximação da classe média ao centro da cidade.
Os edifícios nº 136-142 e 144-150 foram construídos pelo mestre-de-obras Manuel Alves Ferreira, segundo projeto de 1899. Em 1909, o seu proprietário, António José Gomes Samagaio, entregou ao mestre-de-obras Zeferino de Sousa a ampliação de um andar nas traseiras do nº 136-142, onde viria a habitar a sua filha, casada com Amândio de Sousa Oliveira. Em 1917 os edifícios sofrem novas obras de ampliação e renovação estética, ao gosto Arte Nova.
Em 2004 a remodelação e adaptação dos imóveis a sede da OASRN ficou, por concurso público, a cargo do atelier NPS Arquitetos.
O processo de licenciamento teve deferimento em 2008, ano em que a OASRN decidiu que a nova sede deveria constituir-se como uma referência e caso de estudo no campo da reabilitação de imóveis com valor patrimonial, com a aplicação de técnicas que permitam conciliar os parâmetros de sustentabilidade e as exigências de respeito pela sua integridade patrimonial.Apresentada candidatura ao programa ON.2, o projeto que garantiu esse intento, designado como Norte 41º - Centro de Criatividade e Sustentabilidade, obteve financiamento do QREN em 2013, permitindo a inauguração da sede em 2016.
Trata-se de uma construção de 1.588 metros quadrados, que inclui salas de trabalho para a equipa da Secção Regional Norte da Ordem dos arquitetos, secretaria de atendimento presencial aos membros, espaços para exposição e conferências, salas de formação, livraria, biblioteca, e centro documental.
Mais sobre o projeto Norte 41º - Centro de Criatividade e Sustentabilidade no link.