Prémios Arquétipo 22/23
Terminou a 30 junho
OS PRÉMIOS ARQUÉTIPO foram instituídos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade direta no sector da construção, dando resposta às necessidades e tendências desse mercado, que se pretende dinamizar/ reinventar /valorizar.
Apostam numa interação entre arquitetos, principais prescritores de materiais e equipamentos e conhecedores privilegiados das necessidades do sector e empresas ligadas à produção de materiais de construção, de acabamentos e/ou revestimentos, bem como de quaisquer peças e/ou equipamentos complementares à conceção da arquitetura dos espaços.
Em cada edição são estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de referência no sector, implementadas no mercado nacional, com valências de produção e vocacionadas para a inovação, na expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento de produto, suscetível de, a curto/médio prazo, ser lançado no mercado.
Pelo conhecimento privilegiado que o arquiteto detém do sector e das necessidades dos vários agentes que neste operam, pela forte componente interdisciplinar presente na sua formação, pelo forte desenvolvimento da capacidade de visualização espacial/construtiva, pela particular vocação para uma resposta rigorosa, fruto da particular exigência das tarefas que lhe são cometidas, pode ser integrado no processo criativo ligado à investigação de novas soluções/ técnicas construtivas como elemento potenciador de inovação nas empresas vocacionadas para a produção.
Deste modo, invertendo-se a lógica tradicional, passando o arquiteto a ser agente ativo do processo criativo e acompanhando o processo de produção de materiais, produtos e/ou equipamentos desde a sua conceção, garantir-se-á um maior êxito na introdução do produto no mercado.
Numa primeira fase, convidam-se arquitectos a apresentar propostas de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade direta no sector da construção, às empresas associadas a esta iniciativa, no âmbito do PRÉMIO INOVAÇÃO N41°, sendo atribuído um prémio pecuniário por cada empresa.
Na sequência do mesmo, para além da premiação e distinções previstas, será ainda atribuído um MASTER PRÉMIO INVESTIGAÇÃO N41° a uma única proposta, a que o Júri reconheça maior potencial de resposta às necessidades e tendências de mercado, com o objetivo, já não só de premiar, mas de apoiar efetivamente o desenvolvimento de um projeto de investigação.
A OASRN assume-se como entidade intermediária neste processo, que junta arquitetos e empresas na investigação e desenvolvimento de novas soluções mais capazes de antever e responder às necessidades do mercado da construção, tomando a iniciativa de organizar os PRÉMIOS ARQUÉTIPO, enquanto uma ação integrada no projeto Norte 41º.
Fonte: Norte 41º