23 junho 23 Secção Regional Norte
Territorializar #3
Próximo debate: Territorializar#3 - “Acesso, Participação e Democracia Cultural”
06 julho 2023, 17h30 no Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga
Entrada gratuita, sujeita a inscrição para fba@cm-braga.pt
“Territorializar#2”, iniciativa em parceria entre a OASRN e a Fundação Bracara Augusta, debateu o futuro do Património em Portugal. A 3ª edição sob o tema “Acesso, Participação e Democracia Cultural” realiza-se já no próximo dia 6 de julho.
“Valorização, preservação do património, co-responsabilização e compromisso coletivo foram a linhas orientadoras defendidas” no debate promovido pela Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN) e pela Fundação Bracara Augusta (FBA) no dia 31 de Maio de 2023, no Museu Pio XII, em Braga.
O debate “Os próximos anos do Património em Portugal”, moderado por Catarina Valença Gonçalves, contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio; de José Teixeira, Presidente do Conselho de Administração da DSTgroup e fundador da Zet Gallery, e de Luís Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto e antigo Ministro da Economia. A abertura da sessão foi feita por Miguel Bandeira, Presidente da FBA, e o encerramento esteve a cargo de Conceição Melo, Presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitetos (CDRN-OA).
O debate desenvolveu-se em torno do impacto do Património no desenvolvimento do território e na sua indiscutível relevância para a economia, local e nacional. Apesar disso, reconheceram os presentes que a Cultura e o Património, estão, na maioria das vezes, arredados das prioridades da política pública. Dar mais atenção ao trabalho local, aos exemplos de boas práticas, estabelecendo parcerias, foram práticas identificadas como necessárias para valorizar os recursos e melhorar a consciência dos cidadãos.
“Territorializar” é o título de uma série de encontros promovidos pela OASRN e FBA, com o intuito de estimular o debate sobre a importância do tema do território nas políticas públicas, designamente, a agenda que importa ao exercício da arquitetura e desenvolvimento das cidades. Pretende-se estimular o debate aberto à sociedade assente num diálogo franco e participado entre arquitetos e outros atores envolvendo as universidades, as associações e as instituições públicas e privadas. A primeira edição realizou-se a 25 de outubro de 2022, dia da assinatura do protocolo entre as duas instituições, sob o tem “Arquitetura e Economia”.
A 3ª edição, sob o tema “Acesso, Participação e Democracia Cultural”, realiza-se já no próximo dia 6 de julho, pelas 17h30 no Centro Interpretativo das Memórias da Misericórdia de Braga. A abertura está a cargo de Miguel Bandeira, Presidente da FBA, e o encerramento a cargo de Conceição Melo, Presidente do CDRN-OA. O tema terá como base de discussão uma intervenção de Maria Vlachou (Acesso Cultura), que moderará o debate com Laura Castro (Direção Regional de Cultura do Norte); Bernardo Reis (Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga) e Ana Isabel Bragança e Ricardo Baptista (Ondamarela). A entrada e gratuita, mas sujeita a inscrição para fba@cm-braga.pt