8 outubro 24 Norte
Cerimónia de Anúncio do Vencedor do Prémio Fernando Távora em Matosinhos
A cerimónia de anúncio do vencedor da 20ª edição do Prémio Fernando Távora teve lugar no passado dia 7 de outubro, Dia Mundial da Arquitetura, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos.
Fotografias: Egídio Santos
Organização: Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte
Parceiros: Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Fundação Marques da Silva
Apoio: Ageas Seguros
A mesa de abertura foi dirigida pela entidade organizadora do Prémio, a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, na pessoa da Presidente do Conselho Diretivo Regional Norte, Arqª Andreia Oliveira. Tomaram a palavra também o Presidente da Ordem dos Arquitetos, o Arqº Avelino Oliveira, bem como os representantes das entidades parceiras Dr. Fernando Rocha, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos; o Arqº Nuno Sampaio, Diretor Executivo da Casa da Arquitetura; e o Arqº Luis Urbano, Vice-Presidente da Fundação Marques da Silva.
O programa da cerimónia incluiu uma conferência pela pintora e escritora Mónica Baldaque, membro de júri da presente edição do Prémio e Presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís. Sob o título "Não faço férias, faço viagens", a conferência abordou os cruzamentos no tempo e na amizade entre Agustina Bessa-Luís, Alberto Luís (seu marido) e Fernando Távora.
Sobre a Conferência acrescentou a Dra. Mónica Baldaque: "Celebro aqui 3 Centenários que se cruzam no tempo e na amizade: Agustina Bessa-Luís -2022/23; Alberto Luís, seu marido -2023/24; e Fernando Távora -2023/24. Faço umas reflexões sobre os 3 percursos, e sobre a viagem ao Brasil em Março de 1989, integrada no ciclo «Os portugueses ao encontro da sua História» em que foram companheiros. Dessa viagem resultaram dois Diários - um, escrito, outro desenhado."
A dra Mónica Baldaque enquanto Presidente de Júri, anunciou como vencedor o arq Gabriel Weber com a proposta “Do Benim ao Benim: Projetos Marginais, Arquiteturas Radicais”.
O júri da 20ª edição do Prémio foi presidido pela pintora e escritora Mónica Baldaque, nomeada enquanto figura de relevo cultural, externa ao campo disciplinar da arquitetura, e constituído também pela Arqª Andrea Soutinho (indicada pela Fundação Marques da Silva), Arqº Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitectura), Arqª Teresa Fonseca (em representação da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos) e, também, Drª Luísa Távora (designada pela família do Arquiteto Fernando Távora).
A gravação da conferência será disponibilizada brevemente.