19 maio 25 Norte
Secção Regional Norte da OA integra maior Comunidade de Energia Renovável do País
A Secção Regional Norte da OA é uma das entidades fundadoras da ENNO – Energias do Norte, a maior Comunidade de Energia Renovável (CER) do país, formalmente constituída a 16 de maio de 2025, no Salão Nobre do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde. O Arqº Pedro Gomes e a Arqª Célia Mota representaram o Conselho Diretivo Regional Norte neste relevante momento.
Promovida pela LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e pelos seus municípios associados, a ENNO representa um passo significativo na criação de um novo modelo de produção, partilha e consumo de energia renovável. Esta associação de direito privado surge ao abrigo do artigo 189.º do Decreto-Lei n.º 15/2022 e aposta na valorização energética de resíduos como fonte principal de produção elétrica.
A OASRN integra um conjunto de 28 entidades fundadoras, entre as quais municípios associados da LIPOR (Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde), empresas municipais (Ágora – Cultura e Desporto do Porto, Águas e Energia do Porto, Domus Social, Espaço Municipal, Maiambiente, Matosinhos Habit, Matosinhos Sport, Porto Ambiente, Porto Vivo SRU, STCP e Varzim Lazer) e instituições de relevo regional e nacional, como o Centro Hospitalar Universitário de São João, o ISEP, a APDL, a Casa da Arquitetura, a Santa Casa da Misericórdia do Porto e a própria LIPOR. Esta colaboração multidisciplinar visa potenciar a inovação energética e consolidar a transição para um modelo mais sustentável e descentralizado. Durante a cerimónia, foi sublinhado que a ENNO permitirá não apenas a partilha eficiente de energia, mas também o desenvolvimento de um programa inovador de combate à pobreza energética.
A primeira Assembleia Geral da ENNO teve lugar logo após a assinatura da escritura, elegendo os órgãos sociais da nova entidade: o Município de Matosinhos assume a presidência do Conselho de Administração; a Póvoa de Varzim, a presidência da Mesa da Assembleia Geral; e Vila do Conde, a presidência do Conselho Fiscal. A sede ficará instalada na Casa do Corim, na Maia, sob gestão da LIPOR. O apoio técnico e operacional será assegurado pela LIPOR e pela Agência de Energia do Porto, que montarão uma estrutura específica para o Projeto.
A ENNO permitirá uma utilização mais eficiente da energia renovável produzida a partir da valorização energética de resíduos, garantindo estabilidade tarifária, redução de custos energéticos e um modelo sustentável de gestão de recursos. Os associados terão acesso a energia a preço competitivo, com menor exposição à volatilidade dos preços da eletricidade no mercado livre, e reforçam a sua contribuição para os objetivos de neutralidade carbónica e combate à pobreza energética. A dinâmica de economia circular que já estava bem presente em todo o projeto de valorização energética de resíduos que a LIPOR construiu ao longo de décadas, consolida-se e potencia-se, agora, com a constituição da ENNO, Energias do Norte.
A ENNO posiciona-se como um exemplo de inovação colaborativa entre o setor público e institucional, promovendo um novo paradigma energético assente na economia circular, descentralização e responsabilidade partilhada. A sua criação reforça o compromisso da LIPOR e das entidades parceiras com a sustentabilidade e a liderança na transição energética em Portugal.
A ENNO já está no linkedin. Siga a página para acompanhar todas as novidades sobre este projeto pioneiro e colaborativo.