29 setembro 24 Norte
Secção Regional Norte participa no 2º Fórum Profissional Liberal
A Arquiteta Andreia Oliveira e o Arquiteto Bruno Marques, respetivamente Presidente e Vice-presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, participaram como oradores no 2º Fórum Profissional Liberal, que se realizou no passado dia 21 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
A iniciativa, que comemorava o Dia Mundial das Profissões Liberais, foi organizada pela Associação Nacional dos Profissionais Liberais e a Ordem dos Arquitetos, contando com o apoio da Câmara Municipal do Porto e uma estreita colaboração com a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos.
Durante o Fórum, foram debatidos temas importantes para o exercício das profissões liberais, especialmente no que se refere à Qualidade de Vida nas Cidades, e em particular destacando o papel do arquiteto e de outras profissões liberais.
O programa variado incluiu a presença de representantes institucionais ao mais alto nível, tal como o Secretário de Estado do Trabalho, Dr. Adriano Rafael Moreira; o Diretor-Geral do Conselho Europeu das Profissões Liberais, Dr. Theodouros Koutroubas; o Presidente do Conselho Económico e Social Português, Dr. Luís Pais Antunes; o Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Eng. Filipe Araújo; e o Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Dr Carlos de Abreu Amorim.
O Presidente da Ordem dos Arquitetos, Arqº Avelino Oliveira, apresentou uma comunicação sobre os honorários da encomenda pública dos serviços de arquitetura com base nos dados fornecidos pelo Observatório da Profissão.
A Arqª Andreia Oliveira partilhou a mesa intitulada “Profissionais liberais e o Licenciamento Urbanístico” com o Arqº Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação da Câmara Municipal do Porto; e o Eng. Eduardo Gomes, Presidente do Conselho Disciplinar da Ordem dos Engenheiros – Região Norte; com moderação da Arqª Isabel Flores, da Câmara Municipal de Matosinhos.
O painel dedicado às “Melhorias nos Impactos Ambientais nas Cidades” foi moderado pelo Arqº Bruno Marques, reunindo perspetivas de docentes universitários: Arqº Pedro Santiago, da Universidade Fernando Pessoa; Dra. Teresa Sá Marques, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Dra. Maria Isabel Mota Campos, Professora da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Foi também atribuída a Distinção Profissional Liberal ao arquiteto António Menéres, membro honorário da Ordem dos Arquitetos, pela sua excecional contribuição enquanto profissional e arquiteto. Durante o Fórum, foi exibida no auditório a exposição fotográfica da sua autoria, “Arquiteturas Populares – Memórias do Tempo e do Património Construído”, gentilmente cedida pelo Museu Nacional Soares dos Reis. No final, o arquiteto conduziu uma visita guiada à exposição.
Imagens | Zoomout