Início > Notícias > Assinatura do protocolo FORNOP e Conferência “Inteligência Artificial”

4 junho 24 Secção Regional Norte

Assinatura do protocolo FORNOP e Conferência “Inteligência Artificial”

(c) OERN

(c) OERN

No passado 23 de maio, a OASRN acolheu a assinatura do Protocolo de Cooperação que formaliza o Fórum Regional Norte das Ordens Profissionais (FORNOP) e promoveu neste âmbito uma Conferência sobre Inteligência Artificial.

 

A gravação da Conferência está disponível para visualização na íntegra no canal de Youtube da OASRN.

São 10 entidades representativas das classes profissionais na Região Norte que se reúnem para melhor defender os seus valores e interesses comuns; para representar no âmbito regional as classes profissionais junto dos poderes públicos, das organizações nacionais e internacionais; para partilhar conhecimento e promover iniciativas relevantes para os membros do FORNOP.

A primeira iniciativa pública realizada no âmbito do Protocolo consiste num Ciclo de Conferências que se realizará a cada mês nas sedes das Ordens Profissionais na região norte.

A Conferência “Inteligência Artificial”, que teve lugar na sede da OASRN, iniciou este ciclo, contando com intervenções de três especialistas na matéria: Luís Paulo Reis, Professor Associado da FEUP, Diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da UPorto e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Portuguese Association for Artificial Intelligence (APPIA); Paulo Novais, do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e investigador do Centro Algoritmi Center; e Daniela Antunes, Diretora de investigação no MTG Research & Development Lab e perita no tópico “Inteligência Artificial no Setor da Saúde”.

As intervenções versaram sobre o estado da arte da Inteligência Artificial, abordando as ferramentas ao nosso dispor, a revolução tecnológica que se avizinha, as questões éticas e relação da IA com a criatividade humana, o impacto nas nossas atividades profissionais, e focando no caso da última apresentação no uso da IA para recolha e tratamento de dados aplicáveis ao setor da saúde.

O Arqº Décio Ferreira, Vice-presidente da Assembleia de Delegados da Ordem dos Arquitetos e especialista em BIM, foi o moderador do debate, fazendo correlações entre os tópicos apresentados e respetivas implicações e potencialidades na prática arquitetónica.

Agradecemos a todos os presentes, aos oradores e aos membros do FORNOP pela colaboração na concretização deste tão relevante debate.

 

Voltar Atrás