Início > Agenda > Aldeias Modernistas - Conferência e Exposição do Vencedor da 17ª edição do Prémio Fernando Távora

Publicado a 24 Outubro 2023Secção Regional Norte

Aldeias Modernistas - Conferência e Exposição do Vencedor da 17ª edição do Prémio Fernando Távora

31 de outubro - 15 de dezembro

Sede OASRN - Rua de Álvares Cabral 144, 4050-040 Porto

Na próxima terça-feira, 31 de outubro, pelas 18h00, realiza-se na sede da OASRN a Conferência e abertura da Exposição do Vencedor da 17ª edição do Prémio Fernando Távora. “Aldeias Modernistas” apresenta a viagem do arquiteto João David Valério, percorrendo um conjunto de protótipos de habitação coletiva em alta densidade / baixa altura construídos na Suíça durante as décadas de 1950 a 1980.
Entrada livre. Inscrições para a Conferência no link.

"Procurou-se uma viagem com perspetivas múltiplas que permitissem um panorama histórico mais completo e, simultaneamente, contribuíssem para o trabalho na contemporaneidade. A viagem foi uma ferramenta indispensável, tanto na dimensão mais evidente de conhecer os edifícios no local e as pessoas que os ocupam, como na oportunidade de visita aos arquivos e encontro com pessoas ligadas a estas obras que generosamente partilharam as suas memórias e ideias. Neste diário de viagem fica uma síntese da experiência, articulando a dimensão teórica com a beleza de viajar e o espanto de descobrir novos lugares e pessoas."

João Valério é formado em Arquitetura pela Universidade de Lisboa. Desenvolve atividade profissional em atelier, em paralelo com investigação teórica sobre habitação unifamiliar e sistemas de habitação coletiva em alta densidade / baixa altura. Foi realizador do documentário de arquitetura “A espessura da luz” (2018) sobre a igreja modernista de Nossa Senhora da Conceição, nos Olivais Sul, da autoria do Arq. Pedro Vieira de Almeida. É membro do Átrio, grupo dedicado à arte e arquitetura religiosa moderna. Paralelamente, é músico, apresentando-se regularmente em concertos a solo e em grupos de câmara e coros. É organista na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Lisboa. Desenvolve desde 2014 um projeto acerca dos aspetos visuais e artísticos das fachadas de órgãos dos sécs. XV-XVIII.
 
O Arquiteto João David Valério sagrou-se vencedor da 17ª edição do Prémio Fernando Távora na Cerimónia de dia 4 de outubro de 2021, tendo recebido uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros, para concretização da proposta de viagem “Aldeias Modernistas. Edifícios de habitação de alta densidade / baixa altura na Suíça das décadas de 1950-80”.

O Júri da 17ª edição foi presidido pelo Arq. José Bernardo Távora (indicado pela Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva) e constituído pela Professora Isabel Pires de Lima (nomeada pelo CDRN, figura de relevo cultural externa ao campo disciplinar da Arquitetura), pelo Arq. Luís Eduardo de Andrade Berrance de Abreu (indicado pela Casa da Arquitetura), pelo Arq. Bruno Baldaia (em representação da CDRN) e pela Dra. Maria Luisa de Tavares e Távora Pereira Coutinho (designada pela família do Arquiteto Fernando Távora).

A exposição está patente até 15 de dezembro de 2023, no horário de funcionamento da OASRN (segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 17h00).

Organização: Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN)
Parceiros: Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Fundação Marques da Silva.
Patrocínio: Ageas    

 

Mais sobre a 17ª edição do Prémio