Início > Agenda > Prémio Fernando Távora 20ª Edição - Anúncio do Vencedor e Conferência

Publicado a 24 Setembro 2024Secção Regional Norte

Prémio Fernando Távora 20ª Edição - Anúncio do Vencedor e Conferência

07 de outubro

Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos

A pintora e escritora Mónica Baldaque, Presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, apresenta a conferência "Não faço férias, faço viagens" (Agustina Bessa-Luís). 

O anúncio do vencedor da 20ª edição do Prémio Fernando Távora decorre no dia 7 de outubro, pelas 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos. Entrada livre. Inscrições aqui
 
A pintora e escritora Mónica Baldaque, Membro do Júri da presente edição do Prémio e Presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís, apresenta a conferência "Não faço férias, faço viagens", abordando os percursos e cruzamentos no tempo e na amizade entre Agustina Bessa-Luís, Alberto Luís (seu marido) e Fernando Távora.

 

Organização
Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Norte (OASRN)

Parceiros
Câmara Municipal de Matosinhos
Casa da Arquitectura
Fundação Marques da Silva

Patrocínio
Ageas

Sobre o Prémio

Na primeira segunda-feira do mês de Outubro, celebramos o Dia Mundial da Arquitetura com a Cerimónia de Anúncio do Vencedor do Prémio Fernando Távora, pela sua 20ª edição. 

Em memória do arquiteto Fernando Távora, que influenciou várias gerações de arquitetos pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo, a OASRN promove um prémio anual de uma bolsa de viagem destinada a qualquer arquiteto inscrito na Ordem dos Arquitectos.

O Prémio Fernando Távora objetiva valorizar a importante contribuição da viagem e do contacto direto com outras realidades na formação da cultura do arquiteto, tendo por base o percurso de Fernando Távora que, durante toda a sua vida, viajou para estudar in loco a arquitetura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a, como conteúdo e método da sua prática e atividade pedagógica.

A presente edição conta com a seguinte composição de júri: a escritora e pintora Drª Mónica Baldaque (enquanto figura de relevo cultural, externa ao campo disciplinar da arquitetura), a Arqª Andrea Soutinho (indicada pela Fundação Instituto Marques da Silva), o Arqº Carlos Prata (indicado pela Casa da Arquitectura) e a Arqª Teresa Fonseca (em representação da OASRN) e a Drª Luísa Távora (designada pela família do Arquitecto Fernando Távora). 

Mais sobre esta edição do Prémio
Inscrições na sessão
 

 

Sobre a Conferência "Não faço férias, faço viagens"

"Celebro aqui 3 Centenários que se cruzam no tempo e na amizade: Agustina Bessa-Luís -2022/23; Alberto Luís, seu marido -2023/24; e Fernando Távora -2023/24. Faço umas reflexões sobre os 3 percursos, e sobre a viagem ao Brasil em Março de 1989, integrada no ciclo «Os portugueses ao encontro da sua História» em que foram companheiros. Dessa viagem resultaram dois Diários - um, escrito, outro desenhado." - Mónica Baldaque

Laura Mónica Bessa-Luís Baldaque Lobo nasceu a 13 de Maio de 1946 em Godim, Peso da Régua. Concluiu o Curso Superior de Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1970. Frequentou o Instituto de Restauro Dr. José de Figueiredo, pelo período de dois anos, trabalhando nas oficinas de restauro de pintura. Fez o Curso de Conservador de Museus, tendo seguido a carreira de museologia. 
Em 1975 foi admitida como Conservadora dos Museus Municipais do Porto. Em 1982 assumiu o cargo de Directora do Museu Nacional da Literatura, a fim de dar início à sua instalação e ao cumprimento da sua programação. Entre 1986 e 1998, foi convidada a exercer o cargo de Directora do Museu Nacional de Soares dos Reis, continuando a assegurar, interinamente, o lugar de Directora do Museu Nacional da Literatura. Dedicou-se ao estudo das Casas-Museu de escritores. Participou como membro do International Counsil of Literary Museums (ICLM) em várias reuniões internacionais dos Museus da Literatura, que tiveram lugar na Rússia, Hungria, França e Holanda. 
Em 1989, na XV Conferência Geral do ICOM, realizada em Haia, foi admitida no Comité Internacional dos Museus de Belas Artes (ICFA). 
Fez exposições individuais de pintura e participei em colectivas.
Escreveu e ilustrou diversos livros e outros textos. 
Hoje, dedica-se à escrita, ao estudo da vida e obra de Agustina Bessa-Luís, e à organização do seu arquivo.