7 agosto 23 Centro
Prémio Municipal de Arquitetura de Ílhavo: candidaturas abertas
Até 31 de agosto, o Prémio Municipal de Arquitetura de Ílhavo encontra-se em fase de seleção de obras e receção de candidaturas
A Câmara Municipal de Ílhavo lança, em 2023, o Prémio Municipal de Arquitetura de Ílhavo. A elaboração do regulamento desta nova distinção municipal na área da arquitetura contou com o contributo da Secção Regional Centro da Ordem dos Arquitectos.
Na primeira edição, o prémio referir-se-á às intervenções que tiveram lugar nos quatro anos anteriores (2019-2022) no concelho de Ílhavo. As edições seguintes de caráter bienal.
A seleção de obras pela Comissão de Seleção decorre até 31 de agosto, podendo também os interessados (autores e/ou donos de obra) fazer as suas candidaturas, de forma autoproposta, até à mesma data.
Com o novo Prémio Municipal de Arquitetura de Ílhavo, a autarquia «pretende reconhecer projetos de grande qualidade, que dignifiquem, cada vez mais, o nosso território, como espaço de boas práticas, no que respeita à arquitetura», bem como «destacar as obras com impacto eminentemente positivo no território, numa atitude de sensibilização para uma das mais nobres formas de arte, a arquitetura, reforçando e dando especial relevo a intervenções que se destaquem pela sua elevada qualidade e adequada integração na envolvente.»
A implementação do prémio foi validada em maio, com a aprovação unânime da Assembleia Municipal de Ílhavo, e divulgada com a publicação em Diário da República, a 21 de junho. «O prémio, de cariz simbólico, poderá vir a ter um valor pecuniário associado, a definir a cada edição», comunica a Câmara Municipal de Ílhavo no seu sítio web.
A entrega do prémio decorrerá durante o mês de dezembro.
Regulamento completo aqui.