Início > Notícias > Exposição «CCP07 Cities Connection Project | Arquiteturas em Transição»

25 setembro 25 Centro

Exposição «CCP07 Cities Connection Project | Arquiteturas em Transição»

Exposição

Decorreu no dia 25 de setembro, na sede da OASRC em Coimbra, a sessão de inauguração da exposição itinerante «CCP07 Cities Connection Project | Arquiteturas em Transição». A exposição permanece aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até dia 10 de outubro. Entrada livre.

Fundado pelos arquitetos Nicola Regusci e Xavier Bustos em 2012, o Cities Connection Project promove intercâmbios entre ateliers de arquitetura de diferentes territórios, com o objetivo de criar uma rede de conexões culturais entre cidades, destacando a arquitetura e o urbanismo contemporâneos. A “conexão” desenvolve-se em 3 etapas, sucessivamente em cada uma das 3 cidades participantes no intercâmbio, com uma exposição que apresenta 60 projetos realizados por jovens arquitetos, uma série de debates e conferências, uma publicação com os projetos selecionados e visitas guiadas. Cada edição é organizada em torno de uma nova temática comum, que gera um espaço de reflexão partilhada.

As edições anteriores conectaram Barcelona com o Cantão do Ticino, as cidades de Genebra e Zurique, tendo a habitação pública como tema comum; com a região do Arc Lémanique, abordando o espaço público; e com Valónia-Bruxelas, com projetos de reativação da cidade. A edição anterior, CCP06, ligou Barcelona a Valónia-Bruxelas e Basileia, em torno dos espaços de vida partilhada.

Nesta nova edição, o tema é Arquiteturas em Transição — reutilização do património construído e responsabilidade social, que conecta a Barcelona Metropolitana com as regiões europeias de Valónia-Bruxelas, Luxemburgo e Grande Este e Coimbra, ampliando a rede de profissionais e instituições envolvidas.

As alterações climáticas e as novas políticas de sustentabilidade têm, cada vez mais, impacto na prática arquitetónica, que se orienta a partir de um posicionamento mais ético em relação ao meio natural. A priorização da reabilitação em detrimento da demolição, os sistemas de construção sustentáveis e respeitadores do ambiente, bem como a normalização de uma arquitetura atenta à economia circular, com a reutilização de materiais, indicam-nos que tanto o arquiteto como os restantes agentes envolvidos começam a assumir-se como atores socialmente responsáveis.

Esta edição CCP07 apresenta uma série de projetos de arquitetura em transição, essencialmente de promoção pública e de grande qualidade, que favorecem a reutilização de espaços existentes, o uso inteligente de sistemas construtivos e de materiais duráveis, edifícios com maior eficiência energética, assim como programas mistos que contribuem para a concentração de atividades e a interação entre utilizadores. Em suma, projetos que ilustram uma transição para uma arquitetura mais ética e de menor impacto ambiental — um processo longo e repleto de obstáculos, mas, em última análise, irreversível.

A sessão de inauguração contou com a presença de convidados internacionais e nacionais, entre os quais: Kaell architecte (Luxemburgo), EPOC Architecture (Bruxelas), VORA Arquitectura (Barcelona), João Mendes Ribeiro, Atelier do Corvo, RAS·A, SUMMARY, BALDIOS Arquitectos Paisagistas e Branco Del Rio Arquitectos.

Paralelamente à exposição, teve lugar uma mesa redonda e conversa com os ateliers participantes, favorecendo o intercâmbio entre diferentes contextos culturais e profissionais.

A exposição permanece aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até dia 10 de outubro.

Entrada livre.

Voltar Atrás