Início > Agenda > Exposição «UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023»

Publicado a 25 Julho 2025Centro

Exposição «UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023»

31 de julho - 19 de setembro

Casa das Caldeiras, Coimbra

EXPOSIÇÃO

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos inaugura a exposição itinerante «UIA Friendly and Inclusive Spaces Awards 2023» no dia 31 de julho, pelas 18h00, na sede da OASRC.

A sessão de inauguração contará com a presença do arquiteto Tiago Reis de Oliveira para apresentar a obra «Centro Equestre Terapêutico Pony Club Porto: Reconversão e Ampliação de um Antigo Complexo Rural» (10dedosvalentes), distinguida com uma menção honrosa na categoria «Edifícios existentes reabilitados (incluindo edifícios históricos)».

O prémio, organizado pela Union of Architects / Union Internationale des Architectes (UIA), promove o reconhecimento de edifícios e projetos de alta qualidade arquitetónica com preocupações de sustentabilidade, de inclusão e de fácil acessibilidade. A edição de 2023 atribuiu distinções em quatro categorias: «Novos edifícios», «Edifícios existentes reabilitados (incluindo edifícios históricos)», «Espaços públicos» e «Investigação».

O prémio recebeu 116 inscrições de 37 países nas quatro categorias a concurso, tendo sido distinguidas duas propostas portuguesas, nas categorias «Edifícios existentes reabilitados (incluindo edifícios históricos)» e «Espaços públicos».

O Centro Equestre Terapêutico Pony Club Porto: Reconversão e Ampliação de um Antigo Complexo Rural (10dedosvalentes – Tiago Reis de Oliveira) recebeu uma menção honrosa na categoria «Edifícios existentes reabilitados (incluindo edifícios históricos)», tendo o júri destacado a intervenção pela “boa compreensão do seu valor histórico” e pela sensibilidade demonstrada, contribuindo para a obtenção de um “bom ambiente sensorial”.

Na categoria «Espaços públicos», a intervenção Acessos Mecânicos ao Castelo de Leiria (AMVC - Arquitectos Associados – Vítor Santos Cruz) também recebeu uma menção honrosa, definida pelo júri como “um projeto maravilhoso, parte de um plano estratégico para melhorar o acesso de todos ao centro histórico da cidade”. Sem comprometer a integridade histórica do Castelo, “os elevadores atuam como uma rede acessível, contínua, confortável e segura” contribuindo “para a valorização do espaço público, tanto para visitantes quanto para moradores”.

A exposição pode ser visitada até 19 de setembro, entre as 09h00 e as 17h00, na sala de exposições da Casa das Caldeiras, em Coimbra.

Antes de Coimbra, a exposição esteve na sede da Secção Regional do Norte, no Porto (11 de novembro a 11 de dezembro de 2024), na Igreja do Salvador, em Évora (3 a 28 de fevereiro de 2025), na Galeria da Sede da Ordem, em Lisboa (7 de março a 11 de abril de 2025) e na InWave – incubadora de Empresas da Ribeira Grande, nos Açores (9 de maio a 6 de junho).

Organização: UIA I Ordem dos Arquitectos

Coorganização: Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos