24 novembro 25 Lisboa e Vale do Tejo
“Skyline. Onde a Arquitetura Termina”,de Victor Neves, foi apresentado na Ordem dos Arquitectos
Lançamento “Skyline. Onde a Arquitetura Termina” de Victor Neves | Sede da Ordem dos Arquitectos | 20 novembro | 18h30
O livro de Victor Neves, “Skyline. Onde a Arquitetura Termina”, foi apresentado a 20 de novembro na sede da Ordem dos Arquitectos em Lisboa, numa organização conjunta da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo e da editora Caleidoscópio.
A apresentação da obra esteve a cargo de Gonçalo Furtado.
“Skyline. Onde a Arquitetura Termina”
O livro trata da íntima relação da arquitetura com o horizonte, o céu, o limite.
“O tema da relação da arquitetura com o céu tem sido escassamente abordado, tanto pela teoria e crítica da arquitetura contemporânea como pela historiografia.
Tal sucedeu, particularmente, com o Movimento Moderno, que privilegiou e banalizou as coberturas planas, dispensando quase por completo essa relação. O termo skyline pode ser usado na análise de diversos elementos presentes na arquitetura e na construção na sua relação com o céu: coberturas, platibandas, palas em coberturas, lanternins, chaminés e outro tipo de ductos.
Tendo em conta uma formulação de princípio sobre o importante e decisivo legado do Movimento Moderno, interessa perceber como poderá a arquitetura evoluir no sentido de responder aos desafios do século XXI, nomeadamente as alterações climáticas, e como essa evolução conseguirá levar os arquitetos a refletirem sobre a importância da relação da arquitetura com o céu, abrindo caminho a novas linguagens.”