Início > Agenda > “Falar de Concursos. Falar de Arquitetura”

Publicado a 2 Outubro 2025Lisboa e Vale do Tejo

“Falar de Concursos. Falar de Arquitetura”

16 de outubro - 19 de fevereiro

Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos

Sabemos todos – Entidades Adjudicantes, Arquitetos e Ordem dos Arquitectos – que os Concursos exigem tempo, dedicação e um enorme investimento em recursos e criatividade. Mas também todos sabemos que são fundamentais para a prática da Arquitetura, garantindo critérios de qualidade, transparência e oportunidades iguais para todos os concorrentes.

Porque o tema merece a atenção de todos, promovemos um ciclo de 3 conversas presenciais, em que queremos partilhar a nossa experiência e ouvir Arquitetos e Entidades Adjudicantes sobre os temas mais pertinentes dos Concursos: 

Desafios na formulação das propostas – como alinhar criatividade, rigor e regras – 16 de outubro – 18:30h.

Fragilidades e soluções – Erros frequentes, boas práticas e experiências reais – 11 dezembro – 18:30h.

O papel da Ordem dos Arquitectos – responsabilidades, princípios e contributos da Assessoria da Ordem nos Concursos – 19 fevereiro – 18:30h.

Uma oportunidade para debater, refletir e construir conhecimento em conjunto, fortalecendo a Arquitetura e a forma como os Concursos são conduzidos.

Esperamos que este seja o momento para uma conversa profunda e relevante sobre o que realmente importa nos Concursos de Arquitetura.

O Serviço de Encomenda da SR de LVT da Ordem dos Arquitectos é a estrutura portuguesa com maior experiência na Assessoria de Concursos de Arquitetura, contando com a participação em centenas de processos bem sucedidos, promovidos por entidades públicas e privadas, em múltiplas escalas e tipologias de programas. 

O nosso trabalho garante rigor, transparência e qualidade através de:

Assessoria com aconselhamento estratégico e jurídico-técnico na preparação de concursos; 
Apoio técnico no acompanhamento operacional e prático na gestão e avaliação dos concursos; 
Designação de jurados qualificados e independentes; 
Acompanhamento administrativo e logístico em todas as fases.
Todos são instrumentos para defender os interesses da profissão, assegurar igualdade de oportunidades e promover a qualidade arquitetónica nos concursos.